Banho com ervas medicinais: como preparar

Banho com ervas medicinais: como preparar

As propriedades das ervas medicinais para a saúde são muito conhecidas e fazem parte de um hábito brasileiro. Os chás são as formas mais…

Por Editorial MDT em 29/08/2013

As propriedades das ervas medicinais para a saúde são muito conhecidas e fazem parte de um hábito brasileiro. Os chás são as formas mais conhecidas do uso de ervas e hortaliças, porém algumas também podem ser usadas em emplastros ou banhos. Saiba mais sobre o assunto e veja como preparar o banho com ervas medicinais.

Escolha a planta que lhe oferece mais benefícios. (Foto: divulgação)

Benefícios das ervas medicinais

O conhecimento sobre as propriedades das plantas medicinais é uma das maiores riquezas da cultura indígena no Brasil, sabedoria que é passada de geração para geração. O índio possui um conhecimento mais profundo sobre a flora medicinal, retirando dela vários tipos de medicamentos, usado de varias maneiras.

As práticas curativas e preventivas estão sempre relacionadas com o modo como eles percebem a doença e suas causas, sendo feitas em rituais cheios de elementos místicos e mágicos. Existe uma grande quantidade de espécies em todo o mundo e a Amazônia contém 50% da biodiversidade do planeta.

Segundo dados de instituições de pesquisas, em torno de 5 mil, dentre 25 mil espécies amazônicas, já estão catalogadas e suas propriedades são estudadas. Mais de 25% dos medicamentos são de origem vegetal. As plantas medicinais sempre foram estudadas, com o intuito de buscar novos princípios ativos de ação terapêutica e farmacológica.

A ervas podem ser usadas em vários tratamentos. (Foto: divulgação)

Como preparar banho com ervas medicinais

1. Babosa: apesar de ser usado como chá, o mais indicado é usar externamente. Lave os olhos inflamados e feridas de difícil cicatrização. Prepare o chá de babosa para tomar banho com essa solução.

2. Eucalipto: trata-se de um excelente desinfetante, antisséptico, combate catarro e a febre. Prepare chás e use nos banhos de vapor, sob a forma de essência ou óleo.

3. Hortelã: planta com propriedades curativas. Excelente calmante, antiespasmódica, tônica e favorece na digestão. Essa planta pode ser usada também no preparo de banhos, atuando como excelente relaxante e calmante.

4. Malva: as raízes e folhas são anti-inflamatórias e cicatrizantes. Essa planta pode ser usada no banho favorecendo a limpeza vaginal, para feridas no útero e outros problemas ginecológicos. O banho de assento do chá bem forte da raiz e das folhas.

5. Sabugueiro: a planta favorece para o suor. O ideal é tomar banho com fervura das flores e folhas.

Aposte no banho de ervas medicinais. (Foto: divulgação)

As ervas medicinais oferecem muitos benefícios para a saúde dos indivíduos. As sugestões de ervas para banho são inúmeras, podendo tornar esse momento ainda mais agradável e saudável. Aposte nas dicas de como preparar banho com ervas medicinais.

Top