Banheiros sustentáveis – fotos

As ações de sustentabilidade estão muito em voga atualmente, e  já chegaram aos banheiros das casas e estabelecimentos comerciais, que mais consome água e…

Por Andre em 05/12/2011

Banheiros sustentáveis estão na moda

As ações de sustentabilidade estão muito em voga atualmente, e  já chegaram aos banheiros das casas e estabelecimentos comerciais, que mais consome água e energia elétrica, devido ao uso, principalmente, do chuveiro. Na tentativa de diminuir estes gastos que acabam pesando no bolso, no final do mês, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais, cada vez mais surgem projetos de banheiros sustentáveis, que estão virando moda em todo o mundo.

E para aqueles que acham que os banheiros sustentáveis não possuem uma boa aparência, cabe informar que estão enganados, pois as empresas têm investido em aparelhos e equipamentos econômicos para os banheiros, com design moderno para combinar com qualquer tipo de decoração. Chuveiros com jatos aerados, mictórios que não utilizam água, lâmpadas diferenciadas, tintas em tons mais claros e à base de materiais menos agressivos e torneiras com sensores de presença são só alguns dos exemplos.

Para que você se inspire e quem sabe pense em mudanças para o seu banheiro, vamos mostrar alguns projetos criados por profissionais da arquitetura, que acabaram transformando o banheiro no cômodo mais econômico da residência (ou do comércio). Só não se esqueça de que apenas a criação do banheiro sustentável não adianta nada se você também não mudar algumas atitudes, como evitar banhos longos e fechar a torneira na hora de escovar os dentes, entre outras.

Banheiro com sistema hidráulico de baixa vazão

Novo sistema para a descarga do vaso sanitário é mais econômico

Uma das soluções mais simples, sem precisar modificar a decoração do seu banheiro, é a troca do sistema hidráulico tradicional do vaso sanitário por um de baixa vazão, para ajudar na economia de água, como o dispositivo de fluxo duplo, que libera 3 litros para os líquidos e 6 litros para os sólidos. Você pode aproveitar também para trocar a torneira convencional por uma com sensor de presença, reduzindo pela metade o consumo de água.

Eco-urinol

Sistema une pia e mictório em uma só peça

Neste conceito, a pia e o mictório formam uma peça única, economizando espaço e também água, já que a mesma água que você utiliza para lavar as mãos será destinada para a limpeza do mictório.

Banheiro sustentável completo

Projeto completo para o banheiro

Este projeto é mais completo, envolvendo praticamente todos os itens do banheiro. Ele é composto por revestimento de materiais reciclados, deck de madeira feito de bambu, tinta à base de água e ecologicamente correta, iluminação com lâmpadas de LED (economizam 80% em relação às tradicionais) e sistema para utilização da água proveniente do chuveiro no vaso sanitário, entre outras novidades.

Confira algumas fotos de banheiros sustentáveis:

Plantas ajudam na decoração do banheiro sustentável

Acessórios diferenciados para o banheiro sustentável

Água da pia é reaproveitada no vaso sanitário

Materiais recicláveis são usados nos banheiros mais modernos

Tons mais claros contribuem para economizar na energia

Mais um exemplo de como aproveitar a luz natural

Top