Bandas que já trocaram de vocalista: fotos

A troca de vocalista é algo comum nas bandas, afinal, nem sempre a formação original consegue se ‘manter’ a mesma com o passar dos…

A troca de vocalista é algo comum nas bandas, afinal, nem sempre a formação original consegue se ‘manter’ a mesma com o passar dos anos. O músico que assume os vocais é normalmente a cara da banda, por isso é muito importante tomar cuidado com o troca-troca para não comprometer a imagem do grupo.

O Nightwish já trocou duas vezes de vocalista. (Foto:Divulgação)

Mudando a voz da banda

Além de ser a voz das músicas de sucesso, o vocalista também é o líder e o integrante favorito dos fãs. Já houve casos de que a mudança foi favorável para o grupo, como aconteceu com o AC/DC, mas nem sempre os fãs aceitam de forma positiva a alteração da liderança da banda.

A mudança do vocalista pode acontecer por diversos motivos, como desentendimento com os outros membros, a morte e até mesmo a intenção de seguir carreira solo.

O troca-troca de vocalista não predomina apenas no universo do rock, afinal, bandas de outros gêneros musicais já enfrentaram este tipo de situação, como os grupos de axé e forró. Em todos os casos, as bandas passam por um período de adaptação, até que o novo vocalista se associe ao trabalho, valorizando o repertório de sucesso e o estilo.

Bandas que já trocaram de vocalista

Veja a seguir as bandas que trocaram de vocalista:

Raimundos
O Raimundos entrou em um período de crise após a saída do vocalista Rodolfo Abrantes, em 2001. Os integrantes passaram a se empenhar, então, em projetos paralelos. Posteriormente, em uma série de shows, a banda teve Tico Santa Cruz, do Detonautas, como vocal.

Black Sabbath
Em 2006, os antigos membros Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) resolveram sair em uma turnê, com Ronnie James Dio como vocalista e Vinny Appice na bateria. A ausência de Ozzy Osbourne causou estranhamento nos fãs, além do que a banda teve que deixar de usar o nome Black Sabbath, por questões legais.

O vocalista do Alice in Chains morreu e foi substituído. (Foto:Divulgação)

Alice in Chains
A morte do vocalista Layne Staley, em 2002, pareceu o fim para a banda, mas os integrantes deram a volta por cima e colocaram William DuVall no vocal. A nova formação parece estar dando certo, pois o grupo lançou em 2009 um disco com músicas inéditas.

Leia Também:  Demi Lovato no Brasil, confira os melhores clipes da sua carreira

AC/DC
Em fevereiro de 1980, o vocalista Bon Scott faleceu em decorrência de overdose, levando os demais membros do AC/DC considerar a possibilidade de encerrar a banda. Entretanto, o músico Brian Johnson assumiu os vocais do grupo australiano e participou do “Back in Black”, álbum mais vendido da história da banda.

The Doors
Jim Morrison morreu no início dos anos 70, mas os outros integrantes do The Doors resolveram se reunir anos depois. Ian Astbury se tornou o novo vocalista da banda e participou de turnês pelo mundo. Sua saída, em 2007, foi à oportunidade perfeita para que Brett Scallions assumisse os vocais.

Nightwish
No início da carreira, a banda finlandesa tinha Tarja Turunen como vocalista, até que em 2005 ela foi expulsa. Os demais integrantes do Nightwish realizaram um concurso e escolheram Anette Olzon para assumir os vocais. A troca de vocalista aconteceu mais uma vez e Floor Jansen se tornou o rosto feminino do grupo neste ano de 2012.

Saiba mais: Floor Jansen é a nova vocalista do Nightwish

Queen
Freddie Mercury morreu em fevereiro de 1991, vítima de AIDS. Depois de perder o seu vocalista, o Queen realizou vários tributos em homenagem ao cantor falecido e relembrou os principais sucessos. Em 2005, Brian May (guitarrista) e Roger Taylor (bateria) escolheram Paul Rodgers para assumir os vocais.

Cazuza saiu e Frejat assumiu o vocal. (Foto:Divulgação)

Barão Vermelho
Cazuza abandonou o Barão Vermelho em 1985 para seguir carreira solo. Com isso, o guitarrista Roberto Frejat resolveu assumir os vocais e a liderança do grupo.

Genesis
O baterista Phil Collins se tornou o vocalista, após Peter Gabriel deixar a banda em 1975 para seguir carreira solo.

Leia Também:  Fazenda 6: Veja quem são os 16 peões

Sepultura
Max Cavalera deixou de ser vocalista do Sepultura em 1996, abrindo espaço para que Derrick Green integrasse o grupo e assumisse os vocais.

Veja também: As bandas que acabaram e voltaram

Fotos de bandas que já trocaram de vocalistas

Top