Bandas de Rock dos Anos 60

O rock in Roll é o estilo de música mais influente do mundo, originado nos Estados Unidos no final da década de 40 e…

O rock in Roll é o estilo de música mais influente do mundo, originado nos Estados Unidos no final da década de 40 e apesar do pouco tempo de existência o Rock in Roll marcou gerações e foi sinônimo de rebeldia, originando movimentos históricos a partir de sua música. O Rock in Roll recebeu influencia de vários estilos de música, como o Folk, Blues, Jazz, e entre outros que fundidos deram origem ao Rock.

Até hoje é possível ver várias fusões de estilos de música diferentes com o Rock in Roll, o que o aproxima de cada vez mais pessoas em todo o mundo, dando espaço para cada vez mais vertentes dentro do Rock in Roll.

Várias décadas foram históricas para a trajetória do Rock in Roll, em especial a década de 60 que deu origem e espaço para bandas consagradas até hoje, como no caso da maior banda de todos os tempos Beatles. Os Beatles deram inicio a sua carreira no ano de 1960, em Liverpool e marcaram o inicio da “invasão britânica” no cenário da música mundial.

A década de 60 é talvez a mais importante da história do Rock, pois foram nesses anos que os Beatles se consagraram, e também encerraram sua carreira, uma década cheia de acontecimentos marcantes, como em 64 o lançamento do primeiro filme dos Beatles, no ano de 67 é lançado o CD de maior sucesso da carreira dos músicos britânicos, considerado um dos mais influentes álbuns de todos os tempos “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Em 1969 acontece a última apresentação do quarteto e John Lennon anuncia ao sues companheiros de banda que não fará mais parte dos Beatles.

Leia Também:  Lista de Indicados ao Ema 2011

Existem muitas bandas boas que estão entre as melhores bandas dos anos 60 na opinião de muitas pessoas, como: The Rolling Stones, The Who, The Kinks, nomes de grande peso quanto o assunto é Rock in Roll, pois elas são influência desde a década de 60. Outras bandas como: Creedence Clearwater Revival, Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd , The Beach Boys, The Doors, The Velvet Underground fizeram e continuam fazendo história quando o assunto são grandes hits que até hoje são lembrados e influenciam a música de uma maneira geral. Bob Dylan também é um dos grandes nomes desta década tão produtiva para a história do Rock in Roll.

Foi no ano de 69 que ocorreu o festival mais lembrado de todos os tempos, o “Woodstock” nos Estados Unidos, que contou com a participação de grandes nomes do rock da década, como: Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly and Family Stone, Carlos Santana.

No Brasil o rock chegou através do cantor Roberto Carlos, que apesar de fazer sucesso com suas músicas românticas atualmente, foi considerado um artista do rock com sucessos como “Splish Splash” e “Parei na Contramão”. Os mutantes da consagrada cantora de rock Rita Lee começou a ganhar destaque no ano de 1968, sendo influência nacional e internacional.

Vale à pena conhecer essas bandas que fizeram história e que sempre irão influenciar as futuras gerações de músicos, pois quem gosta do bom e velho Rock in Roll sabe que as principais bandas dos anos 60 são a identidade do verdadeiro ritmo.

Top