O que são os bancos digitais para menor de 18 anos e como funcionam?

redacao b 19/05/2022 Notícias

Os bancos digitais para menor de 18 anos são boas opções para quem não é adulto, mas quer usufruir de serviços e produtos financeiros, ou mesmo gostaria de entrar no mundo das finanças para aprender.

Algumas empresas possuem contas direcionadas especificamente para quem ainda não é adulto e que podem ser usadas até por crianças. Confira mais sobre a seguir!

O que são os bancos digitais para menor de 18 anos?

Os bancos digitais para menor de 18 anos são instituições financeiras regulamentadas que oferecem serviços e produtos financeiros para quem é menor de idade e ainda não têm acesso aos bancos tradicionais. Essas empresas contam com a possibilidade de abrir contas de diferentes tipos, soluções de crédito, investimentos, entre outras coisas.

O que são os bancos digitais para menor de 18 anos

Fonte/Reprodução: original

O que difere os bancos digitais para menor de 18 anos das instituições financeiras tradicionais, é que eles são totalmente online, isto é, não possuem agências físicas. Todos os serviços e produtos, bem como os canais de atendimento ao cliente, funcionam por meio dos sites ou aplicativos oficiais no meio digital.

Como abrir conta em bancos digitais para menor de 18 anos?

Os bancos digitais para menor de 18 anos possuem regras específicas para a abertura de uma conta para menores, que regras variam de acordo com a instituição, mas, no geral, são muito parecidas com as dos bancos tradicionais. Em outras palavras, é necessário entrar em contato com a instituição, solicitar a abertura da conta e fornecer todos os dados solicitados.

Em alguns casos, é preciso que os responsáveis pelo jovem forneçam suas informações ou mesmo que também tenham uma conta no banco digital.

Conta em bancos digitais para menor de 18 anos na educação financeira

Uma coisa interessante de se observar quando é criada uma conta em bancos digitais para menor de 18 anos é que isso representa uma boa oportunidade de crescimento pessoal e melhoria na consciência financeira, pois, com a conta digital, o jovem pode entender como funciona o mundo das finanças e desenvolver mais responsabilidade no controle sobre o dinheiro.

Conta em bancos digitais para menor de 18 anos na educação financeira

Fonte/Reprodução: original

Opções de contas de bancos digitais e tradicionais para menor de 18 anos

Veja agora algumas boas opções de bancos digitais para menor de 18 anos e também de instituições tradicionais onde é possível abrir contas para os pequenos. Confira a lista abaixo:

Conta Inter Kids

Essa conta é disponibilizada pelo Banco Inter de forma totalmente gratuita. A gestão da conta é feita por um responsável e o menor de idade deve apresentar RG e CPF no momento da abertura. O processo de abertura é muito simples e pode ser feito todo pelo aplicativo do banco.

C6 Yellow

Outra alternativa entre os bancos digitais para menor de 18 anos é o C6 Yellow. Ele pertence ao C6 Bank e conta com vários serviços e produtos para os pequenos.

Considerada segura e prática, a conta do C6 Yellow pode ser administrada por aplicativo e é possível, por ele, ver como o dinheiro é usado.

NextJoy

A NextJoy é uma solução desenvolvida pelo Banco Next. Ela também é gratuita e a conta possui conexão com as contas dos pais, o que torna possível, por exemplo, efetuar pagamentos regulares de mesada.

A administração da conta também acontece por meio do aplicativo do banco, o que torna as coisas muito práticas.

Mas, um ponto positivo da NextJoy é que ela também oferece para o usuário conteúdos educativos sobre finanças.

BB Conta Jovem

O Banco do Brasil possui a possibilidade de abrir conta para jovens com idades entre 12 e 21 anos (que ainda não entraram na faculdade).

Serviços como recebimento de pagamentos, cartão de débito para movimentar a conta e acesso ao aplicativo do BB são coisas disponibilizadas para os usuários.

Para abrir uma Conta Jovem basta ir a uma agência do Banco do Brasil com RG, CPF e comprovante de residência.

Bradesco Click Conta

O Bradesco é outro banco tradicional com a possibilidade de criar conta para menores de idade. No caso, a Click Conta funciona como conta corrente e poupança para garantir ao cliente as vantagens das duas modalidades. Com um cartão de débito, o jovem pode movimentar o dinheiro, fazer compras e realizar pagamentos.

Essas são algumas opções interessantes de bancos digitais para menor de 18 anos e também de contas em bancos tradicionais, e apesar de quase todas terem a mesma forma de uso, cada uma delas têm suas próprias características e benefícios. Por esse motivo é importante pesquisar com calma para ver qual é a melhor opção para você e seu filho!

Outros artigos

Dicas de Roupas para Dias de Chuva

10/03/2011

Dicas de Roupas para Dias de Chuva

Seja em dias de chuva ou então em dias normais todos querem se vestir bem, para isso existem algumas dicas em que podem ser úteis e que também podem ajudar basta...

Receita de batata recheada

30/06/2016

Receita de batata recheada

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de batata recheada. Esse prato é bem fácil de preparar em casa, leva poucos ingredientes e pode ser adaptado com diferentes opç...