Bancada para banheiro, como escolher

A bancada do banheiro não precisa ser apenas bonita, mas tem que ser confeccionada no material adequado para o local, no tamanho compatível com…

Por Editorial MDT em 20/06/2012

A bancada do banheiro não precisa ser apenas bonita, mas tem que ser confeccionada no material adequado para o local, no tamanho compatível com o seu lavabo e com as peças mais ergonômicas para os usuários. Assim, ele ficará bonito, confortável e muito prático. Por isso, saiba como escolher a bancada para o banheiro.

Material

Os materiais mais utilizados em bancadas de banheiros ou lavabos são o granito, o mármore, a madeira, o vidro, o porcelanato e as pastilhas. Se for fazer a sua bancada em madeira, use a maciça, pois o aglomerado incha quando em contato com a umidade, característica principal desse tipo de ambiente.

A laca também não é recomendada, visto que mancha facilmente com produtos químicos como a tinta para cabelos. Já o mármore, poderá ficar manchado se tintas, sabonetes e outros produtos ficarem sobre a sua superfície.

Os materiais mais fáceis se serem limpos são o porcelanato e a pastilha que, com apenas um pano limpo e produto multiuso, ficam brilhando. A madeira, o granito e o mármore exigem maiores cuidados. Portanto, na hora de escolher o material da sua bancada, pense bem na facilidade que ele dispõe na sua limpeza.

Bancada de porcelanato: bonita e fácil de limpar. (Foto: Divulgação)

Medidas

Para que todos os moradores utilizem a bancada com conforto, ela deve ter a altura ideal. Geralmente, ela mede entre 85 a 93 centímetros, mas se houver cubas de apoio sobrepostas, deverá ser mais baixa.

O sóculo, uma base de alvenaria que pode ser revestida pelo mesmo material do piso ou do tampo, serve para proteger a bancada. Esse móvel deve medir entre 6 e 18 centímetrosde altura ou ficar suspenso entre 15 e 18 centrímetros do chão para facilitar a limpeza. Entretanto, se preferir, pode deixar um espaço livre sob a bancada para ganhar mais espaço, deixando a visão mais limpa.

Modelos

Caso o seu banheiro seja grande e tenha espaço para uma banheira, esse modelo de bancada é ideal para você, principalmente se gostar de decorações modernas e limpas. Esse material, que se parece com o plástico, é maleável e, por isso, essas formas sinuosas puderam ser concretizadas. A cuba, a banheira e a bancada se unem em uma peça única,  ganhando um efeito escultural.

Bancada moderna e prática. (Foto: Divulgação)

Mas se você tem um banheiro pequeno e quer dar-lhe um aspecto mais aconchegante, a madeira é o material indicado para a sua bancada. Sobre ela, coloque uma cuba de porcelana, que deixará o ambiente mais limpo e moderno.

Veja como decorar o seu banheiro com madeira em: Decoração de Banheiros com Madeira – Fotos.

A madeira é um material que traz conforto ao ambiente. (Foto: Divulgação)

Para deixar o seu banheiro mais espaçoso, escolha uma bancada de vidro, que dá a sensação de que o espaço seja maior. Sobre ela, coloque uma cuba também de vidro. O efeito é incrível e as peças são muito fáceis de serem limpas.

O vidro parece aumentar o espaço do banheiro. (Foto: Divulgação)

Para escolher a bancada do seu banheiro, escolha o melhor material, a melhor altura e a que mais combine com a sua personalidade. Assim, você terá um banheiro confortável, aconchegante e bonito.

Os espelhos também oferecem vários aspectos diferentes ao banheiro. Para saber mais, leia: Espelhos para Banheiros – Modelos, Ideias de Decoração.

 

Top