Bancada de granito: dicas para conservar

As bancadas de granito são muito comuns, seja em casas ou em outros ambientes. O material é considerado uma opção muito prática, pois além…

As bancadas de granito são muito comuns, seja em casas ou em outros ambientes. O material é considerado uma opção muito prática, pois além de ser resistente, também contribui com a decoração. Tanto ele, quanto os mármores, são tipos de rochas, compostas por diferentes tipos de minerais. O granito tem origem magmática e sua composição é quase totalmente à base de sílica (quartzo) e silicatos (feldspatos e outros). Ele atinge uma numeração maior do que a do mármore, na escala de dureza (de 6 a 7, contra 3 a 5). O mármore costuma ser mais bonito e, por isso, mais caro. Já o granito é mais resistente e barato, dependendo do tipo de polimento que recebeu. Mas ele não é, assim, tão imbatível. Ele também pode sofrer alterações de cor e textura, caso não seja bem cuidado. Veja algumas dicas para conservar a bancada de granito.

Granitos são resistentes, mas não suportam todas as provações (Foto: Divulgação)

Como limpar a bancada de granito

Para limpar a bancada de granito, é preciso estar atento aos produtos utilizados. A pedra não aceita substâncias ácidas, nem alcalinas, pois poderá ficar manchada. Portanto, nunca use detergentes alcalinos, água sanitária, sabão em pó, sapólio, querosene, removedor e outros semelhantes. O mais indicado, na hora da limpeza, é usar um pano úmido ou uma bucha macia, limpando o granito com água e detergente neutro ou algum produto especialmente formulado para ele. Em seguida, deve-se enxugá-lo, com um pano seco.

O granito pode manchar, em contato com produtos ácidos ou gordurosos (Foto: Divulgação)

Como conservar o granito

Embora muitos pensem que a temperatura dos objetos não afeta o granito, não é indicado colocar sobre ele panelas quentes, bem como outros produtos que estejam frios ou quentes demais. Palha de aço (Bombril) também pode enferrujar e manchar a pedra. Outros produtos como sabonetes, gorduras, perfumes, corantes, tintas e até mesmo cigarro podem resultar em manchas desagradáveis e difíceis de sair. Para isso, seria necessário contratar um serviço especializado para limpeza de granito e nunca arriscar-se a usar receitas caseiras.

Sabão neutro e água são as melhores opções para a limpeza (Foto: Divulgação)

Para conservar a bancada de granito, também é preciso evitar o seu contato com substâncias ácidas, aparentemente inofensivas. É o caso do vinagre, do limão, laranja e coca cola, principalmente se a pedra for escura. A reação com a acidez irá fazer surgir uma mancha branca. Já os granitos claros possuem furinhos e microfissuras imperceptíveis aos olhos, mas que passam a ser visíveis, com o acúmulo de sujeira do dia a dia. O mais indicado é procurar por serviços especializados e aplicar, anualmente, uma camada de produto especial para proteção da pedra.

Leia Também:  Chá de cozinha: dicas para organizar

Veja algumas fotos de cozinhas: Cozinhas com bancada de granito

Inspire-se com as decorações de banheiros: Banheiros decorados com granito: fotos

Top