Balcões entre sala e cozinha: dicas

Nos projetos de arquitetura e decoração, as cozinhas americanas se transformaram em tendência. Elas propõem a queda de algumas paredes da casa a favor…

Nos projetos de arquitetura e decoração, as cozinhas americanas se transformaram em tendência. Elas propõem a queda de algumas paredes da casa a favor da integração de ambientes. Desta forma, a cozinha ocupa o mesmo espaço que a sala de estar e sala de jantar.

O balcão é ideal para separar a cozinha da sala em um espaço integrado. (Foto:Divulgação)

A ideia de espaços integrados é favorável para a decoração, afinal, ela cria a sensação de amplitude e facilita a comunicação dos moradores. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que as propostas dos cômodos não acabem se misturando.

Uma forma de separar a sala da cozinha é através do balcão. Este elemento combina com diferentes estilos de decoração, pois assume caráter funcional e estético simultaneamente.

Modelos de balcão

O balcão contribui com o visual dos ambientes e valoriza as principais tendências de arquitetura. Ele aparece não só em apartamentos modernos, mas também em casas antigas que tiveram algumas paredes removidas.

O uso do balcão é uma ótima opção porque favorece a convivência entre amigos e familiares. Em alguns casos, este elemento serve para fazer refeições rápidas e também funciona como bancada de trabalho.

Os balcões desempenham várias funções. (Foto:Divulgação)

Existem vários modelos de balcão disponíveis no mercado, que podem ser usados para separar a cozinha da sala em grande estilo. As peças variam com relação ao tamanho, formato, materiais e acabamento. De qualquer forma, o design do balcão deve dialogar com a estética dos ambientes integrados.

A decoração de cozinha americana incorpora principalmente os balcões de madeira, granito, porcelanato e cerâmica.

Dicas para escolher o balcão entre sala e cozinha

Confira a seguir dicas para acertar na escolha do balcão:

Continuar Lendo  Dieta para quem está com colesterol alto

• A bancada de apoio requer banquetas altas e proporcionais, ao invés de cadeiras comuns;

• O dono da casa deve ter em mente o limite de pessoas que serão acomodadas no balcão;

• O modelo do balcão precisa valorizar o contexto, ou seja, a decoração da sala e da cozinha. É importante buscar esta harmonia através da paleta de cores e do acabamento;

• É possível decorar a bancada da cozinha com alguns objetos ou usá-la em prol da organização;

As banquetas são fundamentais para o balcão. (Foto:Divulgação)

• Se a intenção é usar cadeiras convencionais na bancada, então a altura final do tampo deve ser no máximo de 80 centímetros;

• Um espaço com estética contemporânea combina com um balcão de dois níveis: um mais baixo para a cozinha e um mais alto para a sala;

• As banquetas com regulagem de altura costumam se adequar com mais facilidade ao projeto;

• Luminárias pendentes podem ser colocadas sobre o balcão para criar uma iluminação estratégica.

Top