Bactéria que pode causar obesidade

A obesidade sempre foi um problema relacionado com a alimentação inadequada e o sedentarismo, porém a verdadeira causa da doença pode ser outra. Segundo…

Por Editorial MDT em 27/12/2012

A obesidade sempre foi um problema relacionado com a alimentação inadequada e o sedentarismo, porém a verdadeira causa da doença pode ser outra. Segundo pesquisas,  a obesidade pode estar relacionado com um tipo de bactéria presente no intestino, a chama Enterobactéria. Saiba mais sobre o assunto.

A enterobactéria é a possível causadora da obesidade. (Foto: divulgação)

Enterobactéria Humana pode causar obesidade

Um grupo de pesquisadores de Xangai, na China, identificou uma bactéria presente no intestino que pode ser a causadora da obesidade. Eles defendem ainda, uma mudança na alimentação para lutar contra essa doença. Os cientistas da Universidade Jiaotong descobriram que os ratos resistentes a obesidade, mesmo diante de uma alimentação gordurosa, acabaram engordando após receberem injeções com a chamada enterobactéria.

A bactéria foi encontrada em grandes quantidades nos intestinos de obeso mórbido, que foi voluntário para o estudo. Por esse motivo, os cientistas relacionam a bactéria com a doença. Segundo informações publicadas na revista International Society for Microbial Ecology, os ratos receberam as injeções com a bactéria durante dez semanas e os resultados mostraram que ela “poderia contribuir para a obesidade nos humanos”.

A obesidade por estar relacionada à presença de bactéria nos intestinos. (Foto: divulgação)

Veja também obesidade infantil, como evitar 

Redução das bactérias através da alimentação

Uma pessoa participou das pesquisas e perdeu 30 kg em nove semanas devido uma alimentação a base de cereais, alimentos medicinais e prebióticos. O consumo desses alimentos reduziu a presença das bactérias a um nível não detectável no intestino.

Um dos pesquisadores, Zhao Liping, perdeu 20 kg em dois anos, graças a uma dieta rica em probióticos fermentados, como o melão amargo. O trabalho desse estudioso é inspirado na medicina tradicional chinesa, que fala que os intestinos são a base para a saúde humana.

A alimentação pode influenciar na presença das bactérias da obesidade, segundo pesquisas. (Foto: divulgação)

Veja também obesidade moderada, grave e mórbida, saiba mais 

A obesidade é uma doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo dados do ministério da saúde de 2008, há mais de 500 milhões de pessoas no mundo que sofrem com obesidade. A identificação das possíveis causas desse problema pode ser uma excelente forma de prevenir e tratar a obesidade. Segundo informações publicadas, o próximo objetivo dos pesquisadores de Xangai é identificar mais bactérias que influenciam na obesidade.

 

Top