Azulejos: como pintar, dicas

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para mudar o acabamento da cozinha ou do banheiro, invista na pintura dos azulejos.

Uma forma de inovar o visual do ambiente é investir na pintura dos azulejos. Esta ideia permite colocar em prática a criatividade e montar peças personalizadas no revestimento. A cerâmica pintada manualmente é capaz de quebrar a monotonia de um cômodo, exibindo cores e ilustrações.

Os azulejos podem ser pintados antes da aplicação, assim se torna possível criar peças mais delicadas e charmosas. Caso a cerâmica já componha o revestimento da parede, então a técnica deve ser adaptada ao acabamento já pronto.

O método de pintar azulejos é normalmente usado para inovar a aparência do espaço vertical, ou seja, se o revestimento já se tornou cansativo e maçante, ele adquire um efeito estético personalizado. O trabalho manual proporciona a criação de peças delicadas e autênticas, ajudando a compor uma verdadeira obra de arte em cozinhas e banheiros.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Azulejos foram pintados artisticamente com motivos modernos.

A pintura dos azulejos pode simbolizar economia para a família que acabou de adquirir um imóvel usado e não tem dinheiro para uma reforma. Ao invés de trocar todo o revestimento da cozinha ou do banheiro, é recomendado reaproveitar a cerâmica e deixar as peças com um aspecto mais moderno e charmoso.

Como pintar azulejos?

Há algum tempo atrás era complicado mudar a aparência dos azulejos devido à ausência de materiais apropriados. No entanto, já é possível encontrar tintas fabricadas especialmente para cerâmicas e que permitem combinar as cores aos motivos escolhidos para decorar.

Antes de visitar as lojas para pesquisar os preços de tintas, é importante conhecer quais os tipos de produtos estão disponíveis no mercado. A primeira opção corresponde à tinta a base de água, que permite um acabamento mais acetinado, ou seja, com brilho intenso. Já a segunda possibilidade é a tinta para azulejos com solvente (Epoxi), que apesar de ser um pouco cara, é resistente e duradoura.

A melhor tinta para pintar azulejo é a base de solvente, ou seja, a Epoxi.

Numa forma de acabamento mais simples sobre a cerâmica, o procedimento é rápido, prático e eficaz. O primeiro passo consiste em limpar a superfície azulejada, removendo a gordura e outros resíduos. Com o local seco e sem sujeira, aplique a primeira demão da tinta e aguarde a secagem completa. Depois de em média quatro horas, aplique uma segunda camada.

Caso o morador esteja interessado em fazer desenhos nos azulejos, ele terá um pouco mais de trabalho e vai precisar desenvolver suas habilidades manuais. Uma composição mais artística pode contar com o auxilio de moldes vazados para ilustrar as peças de cerâmica.

Aproveite as dicas para inovar a decoração dos azulejos na residência.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Boa tarde!
    Estou usando as tintas Vitro 150º para pintar vidros e canecas de porcelana, mas visitando a casa de uma amiga encontrei um Azulejo todo pintado e me interessei em aprender também para ganhar um dinheirinho a mais, portanto gostaria de saber se vocês têm algum professor que pudesse me informar se essa tinta que já uso também serve para pintar azulejo, pois como sou alérgica a outros tipos de tinta e essa eu me dei bem por usá-la no forno e não ter cheiro forte acho que seria melhor para trabalhar com confiança sem desperdiçar material. Agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.

    Obrigada,

    Marisa

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.