Azeite: Ideal para Acrescentar no Preparo dos Pratos e Aproveitar seus Benefícios

  O azeite é um ingrediente muito importante na hora de compor as refeições diárias, visto que possui inúmeras propriedades vantajosas para aqueles que…

Por Redacao em 30/06/2011

 

O azeite é um ingrediente muito importante na hora de compor as refeições diárias, visto que possui inúmeras propriedades vantajosas para aqueles que o consumem com regularidade e indicação adequada. O azeite é oriundo da azeitona, ou seja, a produção desse óleo é derivada da própria azeitona, dando seu sabor com suavidade e aroma agradável também.

É considerado saudável por conter gorduras monoinsaturadas, e pode ser usado em lugar de outros óleos que têm gorduras inadequadas como a saturada, que provem de alimentos de origem animal, causando certos danos ao organismo.

O azeite de oliva pode reduzir o mau colesterol do corpo, auxiliando na prevenção quanto a doenças associadas ao sistema cardiovascular, também possui vitamina E, ajudando na prevenção de câncer, e evita o envelhecimento precoce das células. Este óleo é digerido com facilidade pelo metabolismo, não tem colesterol, e ajuda na absorção de cálcio dos ossos.

A melhor maneira de se consumir o azeite de oliva, é em sua forma natural, sem passar pelo processo de fritura, pois assim, aproveitam-se mais intensamente suas propriedades vitais, sendo assim, é importante usá-lo no final do preparo das refeições, principalmente em saladas e pratos frios, que ficam com um toque especial e com muito sabor. Mas isso não quer dizer que não possa ser usado em comidas quentes, e que precisam ser fritas, pois, se a temperatura for apropriada, as substâncias favoráveis são conservadas.

Mas quais são essas propriedades tão boas e especiais do azeite de oliva? Veja todas as propriedades que produzem benefícios ao organismo, e como aproveitá-las.

O azeite de oliva possui gorduras consideradas de qualidade à saúde da pessoa que o utiliza nas preparações de pratos diversos. Essas gorduras são boas pois, colaboram na redução do colesterol classificado como ruim, que é o LDL, e que por sua vez, acaba por aumentar a produção do colesterol HDL, o bom colesterol, que o corpo precisa para trabalhar bem e manter suas funções em sintonia.

Porém, não é só isso que o azeite de oliva tem de bom, há também a função de atuar em proteger o organismo contra o câncer, uma doença que pode atingir qualquer pessoa, sendo assim, o seu consumo pode ajudar na prevenção, isso porque o azeite de oliva contém as vitaminas A,D,E e K. Essas vitaminas funcionam como antioxidantes, que protegem contra o envelhecimento das células. O azeite também ajuda a manter a saúde do coração, um órgão essencial a vida, da mesma forma, devido as vitaminas antioxidantes.

  O azeite possui gorduras monoinsaturadas em boa quantidade, oferecendo ao corpo uma adequada distribuição de gordura corporal, reduzindo os “culotes” e o armazenamento de gordura na barriga, pois essa é uma das regiões preferidas, mas que dão ao corpo uma aparência desagradável. E ao colocar o azeite nas refeições, pode-se ganhar uma cintura mais fina, tornando a mulher ou até mesmo o homem com uma aparência mais bonita e saudável.  Também, funciona auxiliando o metabolismo, o que ajuda a pessoa ter uma ótima digestão, absorver minerais como o cálcio , e ainda atua positivamente nas funções do pâncreas.

Mas, quanto colocar nos pratos preparados? Bem, a melhor dica, é a de usar duas colheres de sopa, será o suficiente para o organismo, sem exageros, é claro!  Sendo assim, procure regar suas refeições com o azeite de oliva, e tenha um vida saudável e feliz, porém, sempre verifique seu nível de colesterol através de exames médicos.

Top