Azeite de oliva – benefícios, como consumir

Além do sabor único, o azeite de oliva tem substâncias que fazem muito bem ao organismo de forma geral. Entenda como ele age no organismo e a forma adequada de utilizá-lo.

Além do sabor único, o azeite de oliva tem substâncias que fazem muito bem ao organismo de forma geral. Nenhum outro óleo comestível é capaz de fazer o que ele faz pelo metabolismo humano e ter  resultados tão satisfatórios ligados diretamente a beleza, prevenção de doenças e antienvelhecimento da pele e órgãos.

Entenda um pouco mais dos verdadeiros milagres que o azeite pode fazer por você e as melhores formas de utilizá-lo.

Composição

Estudos mostraram que as principais substâncias químicas envolvidas na proteção à saúde são os fenóis, o esqualeno, a gordura monoinsaturada e o ácido oleico e todos fazem parte da composição do azeite de oliva.

Benefícios do azeite de oliva (Foto: Divulgação)

Benefícios

São diversos e incontestáveis os benefícios que o azeite proporciona ao organismo, entre eles destacam-se:

  • Prevenção da arteriosclerose;
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
  • Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
  • Acelera as funções metabólicas;
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
  • Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização;
  • Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.

    Azeite atua no combate da queda de cabelos (Foto: Divulgação)

Combate e Prevenção de Doenças

Má digestão: Tome uma colher de sopa de azeite, com o estômago vazio, para estimular a digestão e aliviar a indigestão, flatulência e azia.

Dores de ouvido: Pingue algumas gotas de azeite morno e deite-se sobre o ouvido que não está doendo. Depois de cinco minutos, vire-se para que o azeite escorra. Outra maneira é embeber um chumaço de algodão no azeite também morno e em cinco gotas de óleo de lavanda. Coloque no ouvido externo até que a dor passe.

Leia Também:  Os perigos do carvão ativado para a saúde

Para prevenir queda de cabelo: Toda noite, durante oito dias massageie o couro cabeludo com azeite em movimentos circulares. Deixe-o agir e lave para retirar somente no dia seguinte de manhã.

Para pele seca e estrias: Untar o corpo com azeite após o banho, em especial, nas partes mais secas e nas estrias hidrata e fortalece a pele.

Benefícios do Azeite de Oliva (Foto: Divulgação)

Como usar

O azeite de oliva pode ser utilizado em diferentes preparações, que vão desde a salada até as frituras. Porém, nesta última situação, ele acaba oxidando o que quer dizer que os benefícios de sua composição são perdidos restando apenas o sabor. O melhor é utilizar para pratos frios e preparações finas.

Uma colher de sopa por dia é suficiente para garantir todos os benefícios.

Top