Avaliação física de concurso público: como se preparar

É comum as pessoas se prepararem para as provas de concursos públicos que testam os conhecimentos dos candidatos, mas o que era regra somente…

Por Élida Santos em 09/02/2012

Prepare-se para avalição física com antecedência (Foto: Divulgação)

É comum as pessoas se prepararem para as provas de concursos públicos que testam os conhecimentos dos candidatos, mas o que era regra somente para áreas como Segurança Pública, passou a ser mais comum em outros tipos de recrutamento por meio de concursos públicos. A avaliação física também conhecida como teste de aptidão física está sendo mais utilizada a cada dia que passa, em setores diversificados.

No edital do concurso público já é possível saber se ele terá prova física, e como será realizada essa avaliação, porém, muitas pessoas esquecem de se preparar, ou deixam para começar a treinar somente depois que recebem a aprovação na prova escrita. O problema é que quando o resultado do teste de conhecimentos sai, nem sempre existe tempo hábil para uma boa preparação para o exame da capacidade física.

Consulte um médico antes de começar a treinar (Foto: Divulgação)

Por isso, assim que resolver se inscrever em um concurso público com esse tipo de prova, não espere, prepare-se imediatamente com a ajuda de um profissional da saúde, de preferência. Se quiser treinar sozinho, antes de começar, faça exames de glicemia (diabetes), pressão arterial (hipertensão), patologias cardiovasculares e respiratórias, além de peso e circunferência abdominal (obesidade). Se nas regras do concurso público está especificado os padrões de altura e peso e você precisar perder um quilinhos, o ideal é procurar um nutricionista.

Se os resultados dos exames clínicos forem satisfatórios, procure um profissional de educação física. Ele vai criar uma rotina de exercícios que farão com que o seu corpo seja condicionado na medida correta. Entre os testes mais comuns estão: abdominal, barra, corrida e flexão. Mas é necessário estar atento às especificidades de cada avaliação, como por exemplo, tipo de movimento, repetições e critérios.  Treine exatamente o que pede no edital.

Treine aquilo que for solicitado no edital (Foto: Divulgação)

No dia da prova, depois de muito treino, não deixe que o seu psicológico te atrapalhe. Busque sempre ficar calmo, não pense em situações estressantes. Lembre-se o quanto se preparou para aquele teste. Antes de ir para o local da avaliação física se alimente de maneira adequada. Leve uma garrafa de água para se refrescar. E a principal dica: não exagere em nada. Fazendo tudo na medida certa o resultado será satisfatório.

Top