quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 06:22:59
MundodasTribos

O auxílio-doença é uma espécie de seguro previdenciário concedido aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Para que o indivíduo tenha o direito de receber o benefício, ele precisa apresentar uma incapacidade, comprovada através de um laudo médico.

O auxílio-doença ajuda o profissional que está afastado do emprego por motivos de saúde. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Saiba mais sobre o auxílio-doença

A concessão do auxílio-doença acontece quando o segurado é impedido de trabalhar, em virtude de uma doença ou acidente por mais de 15 dias. O empregador tem o dever de se responsabilizar pelo pagamento do benefício durante a primeira quinzena do afastamento. A partir do 16º dia, a Previdência Social se responsabiliza pelo auxílio, arcando com a remuneração até quando perdurar a incapacidade.

A Previdência Social estabelece critérios para liberar ou não o auxílio-doença. Em primeiro lugar, o problema de saúde deve mesmo impedir o desempenho do trabalho e ser investigado por um médico-perito.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa contribuir com a Previdência Social por no mínimo um ano. Em alguns casos este prazo não é exigido, como o acidente por qualquer natureza, doença profissional e outras enfermidades graves.

O trabalhador precisa conseguir o laudo médico oficial do INSS. (Foto:Divulgação)

As doenças que concedem o auxílio-doença sem a necessidade de aguardar o prazo de 12 meses são: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget em estágio avançado, Aids e hepatopatia grave.

O trabalhador que recebe o auxílio também é obrigado a realizar exames médicos periódicos.  Se o contribuinte é individual ou facultativo, a Previdência Social se responsabiliza pelo pagamento do benefício, durante o período integral de afastamento.

O trabalhador só pode retomar as suas atividades quando recuperar a capacidade para a sua função, desta forma ele para de receber a assistência previdenciária. Se a saúde não melhorar, então existe a possibilidade de dar entrada na documentação para a aposentadoria por invalidez.

Como solicitar auxílio-doença?

É necessário apresentar uma série de documentos para conseguir o benefício. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir o passo-a-passo para solicitar o auxílio-doença:

1. É necessário preencher um requerimento de agendamento do auxílio-doença. Esta medida pode ser adotada através do telefone 135 ou no site oficial da Previdência Social;

2. Na data marcada para o atendimento, o trabalhador deve levar os seguintes documentos: Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP), Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, Documento de Identificação, CPF. Dependendo do regime empregatício, o INSS pode solicitar outros tipos de documentação;

3. Após o atendimento, o trabalhador marca a perícia do INSS. No dia do exame, ele pode levar o seu médico. Em pouco tempo sairá o laudo médico oficial;

4. Se o laudo não reconhecer a necessidade de afastamento, o trabalhador pode pedir uma nova perícia, mas esta será mais burocrática.

O conteúdo "Auxílio-doença: como solicitar" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em . Conteúdo atualizado em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Porteiro Eletrônico com Câmera Colorida HDL Preços

Porteiro Eletrônico com Câmera Colorida HDL Preços

Franquias Jin Jin

Franquias Jin Jin

Datas para a implantação do nono dígito no Brasil

Datas para a implantação do nono dígito no Brasil

Portal do Empreendedor Individual SEBRAE

Portal do Empreendedor Individual SEBRAE

Ofertas Casas Bahia De Celulares Modelos, Preços

Ofertas Casas Bahia De Celulares Modelos, Preços

Hering Shopping Eldorado Telefone

Hering Shopping Eldorado Telefone