Para fazer o saque do Auxílio Brasil o beneficiário pode optar por diversas maneiras, seja pelo app do Caixa Tem, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências da Caixa.

Continue lendo para saber mais.

Saque do auxílio emergencial

Como fazer o Saque Auxílio Brasil

Para sacar o Auxílio Brasil no Caixa Tem (iOS/Android) o beneficiário deve abrir selecionar no aplicativo a opção “saque sem cartão” e depois clicar em “gerar código de saque”. O código possui validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período.

Feito isso, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
    Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  4. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  5. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.

Lembrando que o prazo para realizar o saque dos valores do Auxílio Brasil será de 120 dias após o depósito dos valores na conta contábil. Se não for sacado nesse período, o benefício será devolvido ao programa, conforme estabelecido pelo Ministério da Cidadania.

Mais uma maneira de movimentar as parcelas do Auxílio Brasil é por meio de transferência via Pix. Confira no passo a passo abaixo como fazer:

  1. Na tela principal escolha a opção Pix;
  2. Escolha a opção Pagar;
  3. Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
  4. Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  5. Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
    Confira os dados preenchidos e selecione “Sim, digitar senha”;
  6. Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  7. Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  8. Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento;

Saque do Auxílio Brasil sem cartão

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), mais de 90% das novas famílias possui conta poupança digital e receberá o benefício pelo Caixa Tem. Contudo, outros 5% desse público não tem conta digital ou dados suficientes no Cadastro Único para abertura da conta digital de forma automática.

Nesses casos, se a família não tiver recebido o Cartão do Auxílio Brasil até a data de sacar o benefício os valores poderão ser retirados de duas formas:

  1. Com algum cartão social que possua e que esteja ativo (Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão, etc.); ou
  2. Sem cartão com a senha Cidadão.

A família poderá sacar o Auxílio Brasil utilizando esses dois métodos em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento (ATM) e correspondentes Caixa Aqui.