Automedicação incorreta: principais reações

Segundo dados da secretaria da saúde, os medicamentos são a principal causa de intoxicação do Brasil. Assim, eles ficam à frente de produtos de…

Por Editorial MDT em 25/10/2012

Segundo dados da secretaria da saúde, os medicamentos são a principal causa de intoxicação do Brasil. Assim, eles ficam à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Por ser uma afecção muito comum em nosso meio, conheça principais reações da automedicação incorreta.

Conheça os erros mais comuns dos pacientes que realizam a automedicação.

A intoxicação por medicamentos é um problema muito comum. (Foto: divulgação)

 Significado de automedicação

A automedicação tem como significado o uso de medicamentos por conta própria, ou seja, sem a indicação de uma pessoa habilitada, para o tratamento de doenças cujas manifestações clínicas não foram avaliadas por um médico.

Medicamentos que mais causam intoxicação

Como foi visto anteriormente, a automedicação ocorre quando um indivíduo utiliza um medicamento, sem o consentimento médico. Assim diante de alguns sinais e sintomas, a pessoa acaba optando pelo uso de remédios que acreditam que tenham o poder de melhorar o problema. Um grande erro!

Tendo isso em vista, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais causam intoxicação.

Problemas reais da intoxicação

O uso de medicamentos de forma incorreta pode piorar a doença em questão ou mesmo, esconder manifestações da patologia. Um bom exemplo, é o uso de indevido de antibióticos. A ingestão desse medicamento pode colaborar com o aumento da resistência de micro-organismos causadores de doenças, comprometendo o tratamento. Devido a isso, a Anvisa determinou o controle desses medicamentos. Outra preocupação relacionada ao uso indevido de medicamentos se refere à combinação inadequada de diversas classes de remédios que poderão anular ou potencializar o efeito do outro.

Diante de qualquer manifestação clínica, busque a orientação de um médico e evite a automedicação. (Foto: divulgação)

Conhecendo as principais reações

De maneira geral, o uso indevido e abusivo de medicamentos de forma incorreta, pode ocasionar diversos problemas que variam desde uma simples reação alérgica, até mesmo dependência e morte. Além disso, durante a utilização de medicamentos, evite a ingestão de bebidas alcóolicas. Uma interação que pode ser fatal!

Saiba como evitar as intoxicações

As intoxicações por medicamentos ocorrem pelo uso abusivo e combinado de remédios de maneira acidental. Além disso, esse problema é ainda mais comum entre as crianças. Assim, os pais e os responsáveis devem ter muito cuidado no armazenamento dessas substâncias.

A intoxicação por medicamento é mais comum entre as crianças. (Foto: divulgação)

Os medicamentos são utilizados para o tratamento de diversas doenças. Apesar deles trazerem benefícios à saúde dos indivíduos, quando não adequadamente utilizados, podem trazer graves manifestações. O principal problema está relacionado à intoxicação. Isso porque, a automedicação incorreta pode ocasionar diversas reações e, inclusive, levar a morte.

Conheça os efeitos e os cuidados de se usar paracetamol na gravidez.

Top