Automassagem: dicas, como fazer

O estresse da vida cotidiana pode ser prejudicial à saúde. O nervosismo e a tensão emocional atrapalham a realização das tarefas e podem levar…

Por Editorial MDT em 22/06/2012

O estresse da vida cotidiana pode ser prejudicial à saúde. O nervosismo e a tensão emocional atrapalham a realização das tarefas e podem levar até mesmo a dores físicas na região muscular, por exemplo. Quem sofre com esses efeitos e quer minimizá-los, ou apenas precisa relaxar depois de um cansativo dia de trabalho pode recorrer à automassagem para melhorar a circulação do sangue e diminuir a tensão.

Seja seu próprio massagista (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Reflexologia

A reflexologia é uma técnica que usa a massagem nos pés, mãos e rosto para melhorar tensões em outras áreas do corpo. Pode ser feita por você mesmo com o objetivo de trazer alívio para dores nos ombros e pescoço. O primeiro passo é procurar um lugar silencioso e tranquilo e respirar profundamente.

Massageie as mãos para aliviar problemas em outras áreas (Foto: divulgação)

Leia mais: Massagens Relaxantes 

Comece com a massagem no pescoço, abrindo as mãos e com as palmas para cima. Faça uma pressão forte em volta da base do dedo polegar esquerdo usando o polegar direito. Faça o mesmo movimento diversas vezes. Para os ombros, abra a mão na mesma posição e passe o polegar direito no dedo mínimo da mão esquerda, indo da base do dedo à ponta. Repita o movimento mais vezes e passe para a mão direita.

Massagem para combater dores

Para aliviar os sintomas da enxaqueca, você pode pressionar a área da mandíbula com o polegar, até que a dor diminua. Se tiver com os braços doendo, pressione a mão esquerda em cima da área peitoral. Faça o exercício de 10 a 15 vezes com um intervalo entre cada movimento e depois passe para o outro lado.

Para dor nos braços (Foto: divulgação)

Para trazer alívio para as dores lombares, você pode recorrer também a uma automassagem: sente-se e com a mão esquerda pressione a área lateral interna da palma do pé esquerdo. Continue pressionando e friccionando a região até que a dor cesse.

Pressão sobre a mandíbula para livrar-se da enxaqueca (Foto: divulgação)

Para relaxar

Massageie a cabeça para ter um efeito de relaxamento. Curve os dedos e com as pontas pressione um pouco a cabeça, com movimentos de cima para baixo. Refaça 20 vezes. Confira outras dicas em: Como fazer Massagens Relaxantes Passo a Passo

Massagem na área da cabeça (Foto: divulgação)

Top