quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 00:28:23
MundodasTribos

A pele é um órgão importantíssimo na proteção do corpo contra as agressões ambientais e agentes patológicos. Porém, nem sempre damos a atenção merecida e, além das questões estéticas, é fundamental ficar atento à presença de manchas ou qualquer outro tipo de lesão, que em alguns casos podem ser mais perigosos do que se imagina. Saiba mais sobre o assunto e aprenda como fazer o autoexame da pele.

O autoexame da pele é importantíssimo para a saúde. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

O que é o autoexame da pele

Assim como os outros tipos de autoexames importantes para a saúde, o da pele é uma maneira bastante prática e eficiente de detectar precocemente alterações que podem colocar em risco o bem-estar do paciente. O câncer de pele, especialmente o melanoma, é uma das doenças mais importantes que podem ser rastreadas. O adequado diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para o bom prognóstico do paciente.

Como fazer o autoexame

Qualquer pessoa pode realizar o autoexame da pele sem dificuldades. O recomendado é que este teste seja feio regularmente, com a finalidade de que a pessoa possa se familiarizar com a superfície da pele, para poder identificar novas lesões assim que elas surgirem. Uma boa dica é anotar as datas de cada autoexame, bem como a aparência da pele e a presença de pintas em cada avaliação.

Através de alguns passos é possível identificar lesões perigosas de forma precoce. (Foto: divulgação)

O indivíduo deve se despir e se colocar em frente a um espelho grande, onde possa observar todo corpo (também é possível usar um espelho pequeno, de mão, que pode ser posicionado de acordo com a necessidade da pessoa). Em seguida, deve ser avaliada, minuciosamente, cada parte do corpo, começando pelo rosto, cabeça e pescoço, seguindo para o tronco e membros superiores e inferiores. É importante não se esquecer de observar toda a superfície de pele e as regiões dos genitais, cotovelos e parte de trás dos joelhos.

É preciso prestar atenção e procurar por qualquer tipo de mancha que coce, descame ou sangre, sinais na pele ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma e feridas que não cicatrizam dentro de 4 semanas. Caso haja alguma dessas alterações, vale a pena procurar um médico dermatologista para avaliação do problema.

Autoexame da pele: como fazer

Mediante qualquer dúvida é preciso procurar ajuda de médico especialista. (Foto: divulgação)

O autoexame da pele faz parte dos autoexames mais importantes para a saúde, pois permite conhecer mais sobre o próprio corpo e ainda detectar precocemente lesões cutâneas e pintas que podem ser perigosas para a saúde. Vale a pena realizar esse procedimento regularmente e anotar todas as alterações encontradas, procurando um especialista para esclarecer eventuais dúvidas.

O conteúdo "Autoexame da pele: como fazer" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Como Usar All Star Converse: Dicas e Looks

Como Usar All Star Converse: Dicas e Looks

Argentina: principais pontos turisticos

Argentina: principais pontos turisticos

Novo modelo de milhas Gol: como funciona

Novo modelo de milhas Gol: como funciona

Moda evangélica 2017 tendências

Moda evangélica 2017 tendências

CVC promoções 2012-2013

CVC promoções 2012-2013

Clínicas Especializadas em Tratamento Facial

Clínicas Especializadas em Tratamento Facial