Auto-Tune: cantores que mais usam

Ao participar como jurada do reality show X Factor, nos Estados Unidos, a cantora Demi Lovato foi surpreendida pela resposta de um dos participantes,…

Por Andre em 18/09/2012

Ao participar como jurada do reality show X Factor, nos Estados Unidos, a cantora Demi Lovato foi surpreendida pela resposta de um dos participantes, que retrucou a avaliação dada pela famosa, dizendo que ela usa o programa Auto-Tune para modificar a sua voz.

Demi Lovato foi acusada de usar o Auto-Tune durante participação em um reality show nos EUA (Foto: Divulgação)

O vídeo, que rodou o mundo inteiro através da internet, virou uma grande piada nas redes sociais e acabou colocando em discussão o que é que esse programa tanto faz para ser usado em excesso por alguns cantores, principalmente naqueles das gerações mais recentes.

Presente em praticamente qualquer estúdio de gravação, o Auto-Tune funciona como um afinador de voz, transformando qualquer cantoria desafinada em uma verdadeira orquestra sinfônica. O uso dele é tão comum que, de acordo com alguns produtores, os músicos que não o utilizam atualmente são considerados exceções.

Saiba mais sobre o Auto-Tune: o que é

A criação do Auto-Tune

Sucesso em 2011, Rebecca Black surgiu nas páginas da internet, contando com o Auto-Tune para modificar a sua voz (Foto: Divulgação)

Criado no início dos anos 1990 pela Antares Audio Technologies, o Auto-Tune só começou a se popularizar em 1998, quando a cantora Cher utilizou o programa para produzir a música Believe.

A partir daí e com o boom da informática, o programa virou um grande aliado dos músicos, principalmente daqueles que adoram usar o efeito de voz metalizada em suas canções, uma das marcas registradas do Auto-Tune, que se usado em excesso, pode tornar as músicas um tanto quanto artificiais.

Apesar das vantagens disponibilizadas pelo programa de afinação de voz e do seu uso indiscriminado, é importante ressaltar que muitos músicos e produtores têm uma verdadeira aversão ao Auto-Tune e afirmam não utilizá-lo, como Adele, Jay-Z, Michael Bublê e Christina Aguilera.

Cantores que mais usam o Auto-Tune

A cantora Ke$sha é apontada por alguns sites como uma das que mais usa o afinador de voz (Foto: Divulgação)

Por outro lado, há sim aqueles músicos que adoram utilizar o programa em seus trabalhos e até fazem questão de dizer que contam com as vantagens do Auto-Tune em suas canções. Entre os cantores que mais usam o Auto-Tune estão Ke$ha, Britney Spears, Lady Gaga e Miley Cyrus.

Além da própria Demi Lovato, desmascarada durante a sua participação no programa X Factor, também estão entre os que mais usam o Auto-Tune os cantores Justin Bieber, Rihanna, Beyoncé, Rebecca Black e o duo eletrônico Daft Punk, entre outros, lembrando que alguns deles ainda juram não usar o programa.

Rebecca Black entre os mais buscados: Google divulga os termos mais importantes de 2011

No caso dos brasileiros, também são poucos os que afirmam usar o Auto-Tune em seus discos, mas há alguns casos conhecidos, como o disco Recanto, de Gal Costa, produzido por Caetano Veloso, que contou com as modificações de voz produzidas pelo software.

Top