Auto-exames importantes para a saúde

Auto-exames importantes para a saúde

Estudos indicam que, quando detectado precocemente, as estimativas de cura para a maioria dos tumores são superiores a 90%. O acompanhamento médico regular, com…

Por Editorial MDT em 30/01/2012

Investigar o próprio corpo é a melhor forma de detectar doenças precocemente

Estudos indicam que, quando detectado precocemente, as estimativas de cura para a maioria dos tumores são superiores a 90%. O acompanhamento médico regular, com exames preventivos, é de extrema importância para garantir boa saúde, mas muita gente acaba se esquecendo de outra medida, mais simples, porém muito eficiente, que é o autoexame.

O índice de doenças, como os cânceres de pele, mama e tireoide, que são detectados pelo próprio paciente através do autoexame são surpreendentes, sendo essa uma medida que deveria ser adotada por toda população. A prevenção de diversos problemas de saúde se encontra em nossas mãos, e vale a pena prestar bastante atenção no próprio corpo e investigar alterações.

Conheça os principais autoexames e saiba como proceder e o que procurar.

Autoexame de mamas

Auxilia na detecção precoce do câncer de mama, porém, é fundamental que também se faça acompanhamento médico periódico com ginecologista e mamografia, realizada anualmente para as mulheres com mais de 35 anos. O histórico familiar da doença é um importante fator de risco.

Durante o exame, é importante prestar atenção ao formato das mamas, presença de abaulamentos ou retrações do tecido mamário ou feridas ao redor do mamilo. Procure também por secreções ou caroços na região das axilas e no corpo das mamas.

A melhor época para realizar o exame é logo após a menstruação, e deve ser repetido mensalmente. Para as mulheres que não menstruam, a dica é fazer o exame no mesmo dia de cada mês.

Faça o autoexame das mamas

Como fazer

  • Levante e abaixe os braços, em frente o espelho, observando se há alguma anormalidade na mobilidade das mamas, em sua forma ou na pele que recobre o seio;
  • Estenda o braço direito para cima, e palpe a parte externa da mama direta, com os dedos da mão esquerda. Faça o mesmo com a outra mama;
  • Deite com a cabeça sobre o braço direito estendido, e com os dedos da mão esquerda, palpe a porção interna da mama direita. Repita o processo com a outra mama;
  • Durante o banho, com o corpo ensaboado, deslize os dedos da mão esquerda sobre a mama direita, indo até a região da axila. Faça o mesmo com a outra mama.

Autoexame da pele

Os canceres de pele representam 25% de todos os casos de câncer e o principal fator para desenvolvimento da doença é a exposição solar. Nesse autoexame é importante procurar por feridas que não cicatrizam há mais de quatro semanas, pintas ou manchas que mudam de tamanho, forma e cor ou que coçam, descamam e sangram.

O exame deve ser feito mensalmente e todas as alterações que surgirem na pele devem ser anotadas com data e tamanho, para que seja feito um acompanhamento da evolução da lesão e também para que seja relatada, na próxima consulta ao dermatologista.

Como fazer

  • Posicione-se de frente para um espelho, levante os braços e examine todo corpo de frente, costas e dos lados direito e esquerdo;
  • Observe cuidadosamente os braços, antebraços, mãos e axilas, dobrando o cotovelo para que seja verificada toda superfície da pele;
  • Sente-se para examinar a planta do pé e entre os dedos;
  • Use um espelho pequeno para visualizar a região do pescoço, nuca, couro cabeludo, costas e nádegas.

Autoexame da tireoide

Existem vários motivos para o surgimento de nódulos na tireoide, porque grande parte das doenças dessa glândula se manifesta na forma de caroços. As mulheres são mais acometidas do que os homens. Esse autoexame deve ser feito mensalmente, a procura de caroços e alterações no tamanho da glândula.

O exame da tireoide é muito importante para detectar problemas na glândula

Como fazer

  • Posicionada de frente para o espelho, estenda a cabeça um pouco para trás e visualize o pomo de Adão (o famoso “gogó”).
  • Beba um gole de água e observe se, na região entre o pomo de Adão e o final do pescoço, existe algum tipo de saliência ou elevação.
  • Toque a região com a ponta dos dedos e procure por nodulações.

Agora é só seguir as dicas para se manter prevenida e caso note o aparecimento de alguma alteração, procure um médico.

Top