Aumento na Jornada Escolar

Em 2006 algumas escolas da rede pública de ensino de São Paulo entraram num novo projeto do governo do estado. Além de um único…

Em 2006 algumas escolas da rede pública de ensino de São Paulo entraram num novo projeto do governo do estado. Além de um único período, as escolas teriam ensino em período integral. Atualmente mais de 500 escolas do estado entraram nesse projeto. Há 15 anos atrás houve um aumento da jornada escolar e a historia se repete agora, no ano de 2011. O projeto já aprovado pela Comissão de Educação do Senado, tem que a carga poderá passar de 800 para 960 horas. Isso significa 40 minutos à mais por dia na jornada dos alunos. Outro projeto também foi aprovado junto com esse. Ele aumenta de 75% para 80% a freqüência mínima exigida para aprovação de alunos dos ensinos fundamental e médio.

O aumento da jornada pode ocorrer com o aumento diário de 40 minutos ou então com o aumento de 20 ou 40 dias no ano letivo. A intenção do projeto é melhorar o ensino brasileiro, assegurando que o professor terá mais tempo para passar o conteúdo necessário. A educação brasileira vem passando constantemente por mudanças em busca de melhora. Atualmente está longe de ser referencia em qualidade, mas vem crescendo e se desenvolvendo com o passar dos anos. Esse aumento na jornada visa trazer benefícios aos alunos e também aos professores. Os alunos podem achar algo negativo no começo, mas depois poderão ver o quanto aprenderam a mais.

O Brasil é um dos países com menor carga horária escolar no mundo. Essa realidade tem que mudar e para isso os projetos já começaram a ser aprovados pelo país. Atualmente apenas as principais escolas particulares possuem uma carga horária superior à 800 horas por ano, o que deveria acontecer em todas as instituições de ensino do país. Se os novos projetos forem realmente aprovados e entrarem em vigor, o Brasil passa a ter a carga mínima exigida para países desenvolvidos. Entre os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a carga média é de 837 horas por ano. Com os projetos, o país passa a ter 960 horas de aulas por ano.

Continuar Lendo  Cursos a Distância Abav

A jornada de tempo integral nas escolas públicas é uma realidade em algumas escolas desde 2006, mas ainda não é algo nacional. O tempo integral está presente apenas em alguns estados e em poucas instituições. O período integral conta com oficinas curriculares obrigatórias de Hora da Leitura, Experiências Matemáticas, Atividades Artísticas, Atividades Esportivas e Motoras e de Informática Educacional. As oficinas optativas para as escolas são: Saúde e Qualidade de Vida, Orientações para o Estudo e Pesquisa e Língua Estrangeira.

O aumento na jornada escolar vem para tentar mudar o ensino público brasileiro, trazendo uma melhora para a população e para o desenvolvimento do país como um todo. A educação infelizmente é uma das áreas menos investidas no Brasil hoje. Existem muitos projetos, mas que precisam passar por toda uma análise até serem aprovados. Com esse aumento na carga horária escolar, os alunos terão mais conteúdo e mais tempo dedicados à educação, o que melhora a situação de alguns bairros e cidades pelo país.

 

Top