Élida Santos 30/11/2012 Notícias

As suas responsabilidades só aumentam, mas o salário que é bom continua o mesmo. Essa afirmativa é verdadeira e recorrente no mercado de trabalho. Cada vez mais, as pessoas estão acumulando funções, pois o mercado pede um profissional completo. Mas chega em um ponto que é necessário ter incentivo financeiro para sentir-se valorizado e motivado a continuar realizando um bom trabalho.

Leia mais sobre: Como pedir aumento de salário

 

Negocie aumento de salário com seu chefe sem medo (Foto> Divulgação)

Fim de semestre. As perspectivas para a economia brasileira estão mais otimistas do que nunca. Ao mesmo tempo, as previsões de expansão dos negócios da companhia em que você trabalha também. Seu prestígio profissional anda em alta. A remuneração, porém, não segue o mesmo ritmo? Se o seu chefe não percebeu que está precisando, merecendo e querendo um aumento de salário, chegou a hora de pedir. Veja abaixo algumas dicas:

Seja autocrítico e analise se realmente merece um aumento

É claro que ganhar mais faz parte dos sonhos de qualquer trabalhador. Pedir aumento não é vergonha alguma, desde que você mereça. Fazer nada mais que sua obrigação não é motivo de solicitar um salário maior. O profissional diferenciado merece ganhar mais que o piso da categoria determina. Então, faça uma análise de tudo que está desempenhando e compare com o que deveria fazer. Se seu serviço estiver além do que o seu cargo e chefe exigem e você faz tudo com qualidade está apto a pedir aumento de remuneração.

Saiba mais sobre: Saiba qual o jeito certo de pedir um aumento de salário

 

A remuneração é um grande incentivo, mas pense bem no valor do aumento que vai solicitar (Foto: Divulgação)

Escolha o momento certo para pedir aumento de salário

Para tudo tem um momento certo, até mesmo para solicitar aumento. Se o dia estiver corrido e seu chefe com a cabeça cheia de outras preocupações urgentes, é melhor esperar um pouco para ter uma conversa sobre salário. Quando ele estiver de bom-humor, as suas chances de conseguir um aumento na remuneração é bem maior. Avalie também se a empresa está bem financeiramente para não parecer uma pessoa desatenta ao que acontece ao seu redor. Além disso, se a companhia está ‘mal das pernas’ não é uma boa hora para pedir aumento.

Não peça um salário muito maior do que o mercado oferece

Antes de negociar valores de remuneração veja quanto o mercado de trabalho oferece para uma pessoa na sua colocação. Mesmo que você faça coisas compatíveis com cargos muito acima do seu, é preciso ter o pé no chão para não desperdiçar a chance de argumentar e convencer seu chefe de que merece ganhar mais. Avalie também a média salarial da companhia para saber quanto de aumento conseguirá receber.

Seguindo essas dicas, o aumento de salário pode ser uma realidade próxima. No entanto, se tudo der errado e você sentir-se desvalorizado, comece a procurar novas oportunidades. O mercado de trabalho está precisando de bons profissionais e você pode encontrar uma companhia que tenha uma remuneração e valorização maior, de acordo com sua mão de obra.

Outros artigos

Curiosidades sobre o Titanic

13/04/2012

Curiosidades sobre o Titanic

[caption id="attachment_427991" align="alignnone" width="476" caption="O Titanic era divulgado como inafundável."][/caption] O Titanic começou a ser construído em...

Adobe Photoshop: preços

02/01/2013

Adobe Photoshop: preços

O Adobe Photoshop, considerado um dos melhores e mais completos editores de imagens existentes, já está em sua versão CS6. A cada nova atualização, surgem melhorias ...