Aulas em vídeo das melhores faculdades do mundo: como assistir

Acompanhar uma aula de uma universidade conceituada por meio da internet, sem estar se quer na nação a qual ela está sediada, é possível…

Por Élida Santos em 28/06/2013

Acompanhar uma aula de uma universidade conceituada por meio da internet, sem estar se quer na nação a qual ela está sediada, é possível desde 2003, quando o MIT disponibilizou seus primeiros cursos pela internet. Para 98% dos brasileiros, porém, o sonho de fazer cursos de instituições renomadas como Stanford e Harvard, só pode se tornar realidade a partir de março de 2012, quando foi lançado o portal Veduca, que oferta videoaulas de diversas universidades internacionais em português.

Invista em aulas nas melhores faculdades do mundo por meio da internet (Foto: Divulgação)

Veduca reúne aulas online traduzidas para o português

O engenheiro Carlos Souza, de 32 anos, foi o responsável por traduzir as aulas online e disponibilizar os vídeos na internet. A ideia surgiu em 2011, e as videoaulas de universidades conhecidas em todo o mundo passaram a ser um sucesso. Hoje, o Veduca reúne mais de 5.500 aulas, que já foram vistas por mais de 170 milhões de pessoas por meio do Youtube.

“Observando o movimento mundial de Open Course Ware, me dei conta que ele não tinha chegado ao Brasil por dois motivos: só 2% da população brasileira fala inglês fluentemente e as grandes universidades do País não haviam aberto seus conteúdos”, explicou Souza a um grande portal de notícias. O jovem arriscou e deixou o emprego em uma grande multinacional para investir nessa ideia no ramo da educação.

Assista aulas por meio do computador (Foto: Divulgação)

Como assistir aulas em vídeo?

Através desses sites que já mencionamos (MIT e o Veduca) você pode fazer um breve cadastro e começar a assistir aulas por meio da internet. Mas, em uma busca rápida através do YouTube é possível encontrar muitos vídeos com aulas e universidades renomadas de todo o mundo que pode ser aproveitado por todos.

Os cursos podem ser enxergados como um complemento de peso na sua formação. Porém, sempre é preciso estudar mais, além das aulas assistidas. A dica é pesquisar na internet outros conteúdos sobre o tema, além de ler livros que possam te ensinar mais detalhes. Manter a periodicidade nos estudos também é fundamental.

Top