Aulas De Yoga Infantil

Os princípios da Yoga estão despertando o interesse de muitas pessoas, estimulando relaxamento físico e mental. A prática valoriza especialmente a meditação, uma forma de alcançar o equilíbrio do corpo e da alma. A yoga se originou na Índia há milhares de anos, mas não demorou em que se tornasse uma técnica conhecida em todo o mundo.

Hoje, a yoga é ensinada nas principais academias do Brasil, sendo que seus movimentos tradicionais continuam a ser valorizados ainda no século XXI. Pessoas de todas as idades podem se submeter a yoga e contar com os benefícios que ela pode trazer para as condições espirituais, mentais e físicas.

Até mesmo as crianças estão recebendo estímulo para a prática da meditação. Há instituições que promovem aulas de yoga infantil e despertam o interesse dos pequenos. Para que a prática se torne divertida e prazerosa, os professores procuram adotar recursos lúdicos que estimulam a criatividade, divirtam e também proporcionem um delicioso entretenimento.

O curso de yoga infantil é responsável por proporcionar diversos benefícios para a vida da criança, entre os quais se destacam: maior auto-estima, tranqüilidade, melhor qualidade no sono e fortalecimento do sistema imunológico. Através das aulas, os pequenos melhoram o potencial de concentração, aliviam as tensões e conseguem tornar o organismo mais resistente ao contágio de doenças.

As crianças que praticam yoga são colocadas em diferentes posturas, executando movimentos típicos da meditação que também desenvolvem o corpo. Através dessa atividade os pequenos se tornam mais criativos, desenvolver o espírito de trabalho em equipe e adquirem disciplina no comportamento. Muitas crianças hiperativas que começaram a fazer yoga obtiveram resultados positivos ao longo do curso.

A yoga na educação infantil já tem sido aplicada em crianças com cinco a seis anos de idade em algumas instituições de ensino no Brasil. Esse método tem melhorado as condições respiratórias das crianças, desenvolvido novas percepções, ajustado a postura e melhorado a convivência com os outros. O trabalho com movimento ao som de músicas ou usando acessórios coloridos costuma ser bastante estimulante para as crianças, aumentando a energia do grupo.

Existem muitas dicas de yoga infantil, a combinação de recursos lúdicos para tornar a atividade bem mais descontraída e divertida. Alguns grupos investem na criação de histórias para trabalhar com a respiração, outros dão prioridade às técnicas de relaxamento para aliviar as tensões dos pequenos. Enfim, todas as idéias criativas são bem vindas.

Os paulistanos podem encontrar o curso de yoga para crianças em SP em algumas escolas particulares da cidade, como o colégio Hugo Sarmento.

Reply