Aulas de ioga para fazer em casa

A ioga tem como principal objetivo manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O conceito abrange várias práticas que resultam em benefícios…

A ioga tem como principal objetivo manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O conceito abrange várias práticas que resultam em benefícios para a vida das pessoas, melhorando o bem-estar, a saúde e o comportamento.

A ioga é um método milenar e que foi criado na Índia. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Benefícios da Yoga

Ioga: origem, tipos, benefícios

Os pesquisadores acreditam que a ioga começou a ser praticada no ano de 500 a.C. na Índia. Estes ensinamentos milenares foram, então, reunidos em um livro que atravessou os séculos sendo um manual para a prática da modalidade.

Existem centenas de correntes de ioga, que variam de acordo com a proposta. Entre as modalidades mais conhecidas, vale destacar a ASHTANGA, que requer um bom condicionamento físico para permanecer na mesma posição durante um longo tempo. Outro tipo de ioga que conquista muitos adeptos é o POWER YOGA, que realiza um intenso trabalho aeróbico. Já a HATHA, a preferida dos brasileiros, busca o equilíbrio através de posturas que misturam relaxamento, força e meditação.

Diversos benefícios estão associados à prática de ioga, como a correção da postura, o alívio das tensões, o desenvolvimento da concentração, o aumento da flexibilidade e a melhora da respiração.

As posições da ioga trabalham o corpo e a mente. (Foto:Divulgação)

De modo geral, todas as posturas da ioga aumentam o alongamento da musculatura e fazem massagens internas, estimulando os órgãos vitais. No entanto, é importante tomar alguns cuidados, pois os movimentos agressivos podem causar lesões sérias.

Praticar ioga em casa

Nem todas as pessoas possuem condições financeiras para frequentar uma academia e muito menos para pagar um professor particular de ioga. Neste caso, é necessário buscar um material de orientação na internet e praticar alguns movimentos em casa.

A ioga pode ser praticada em casa. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir como fazer as principais posições de ioga e os seus benefícios:

Leia Também:  Estampa de girafa: roupas e acessórios

Vela: Deite de barriga para cima e levante as duas pernas, segurando as costas com as mãos. Esta postura melhora a circulação de sangue no cérebro e contribui com o equilíbrio emocional;

Peixe: Deite de barriga para cima, incline a cabeça para trás e levante as costas, mas permaneça com o quadril encostado no chão. A posição corrige a postura e melhora o sistema imunológico;

Cobra: deite de barriga para baixo, apoie as mãos no chão e deixe o cotovelo apontado para cima. Levante a cabeça e o tronco, mas o umbigo deve permanecer no chão. O movimento fortalece os músculos e expande a caixa torácica;

Pinça: sente-se com as pernas esticadas, incline o tronco para frente e segure os dedos dos pés, tudo isso sem dobrar os joelhos. Este exercício melhora a flexibilidade dos membros inferiores;

Árvore: Fique em pé e apoie o pé direito na altura do joelho esquerdo. Levante as mãos acima da cabeça, una-as e fixe os olhos em um ponto, para manter a concentração. Esta postura é ótima para melhorar o equilíbrio físico e mental.

Veja também: 5 razões para praticar ioga

Vídeos de aulas de ioga

Veja a seguir alguns vídeos de aulas de ioga em casa:

Top