Audacity, editor de áudio gratuito

Quem nunca pôs as mãos em um editor de áudio pode até imaginar que se trata de um bicho de sete cabeças. Mas na…

Por Redacao em 26/10/2011

Quem nunca pôs as mãos em um editor de áudio pode até imaginar que se trata de um bicho de sete cabeças. Mas na verdade, adicionar efeitos às faixas, recortar e colar trechos de músicas e fazer novas composições pode ser muito mais fácil do que se imagina. Uma prova disso é o Audacity, um programa completamente gratuito e em português que auxilia você na composição de músicas e efeitos sonoros.

Como funciona?

Caso você nunca tenha mexido em um programa do gênero, será muito mais fácil começar pela edição de faixas já existentes. Para abrir uma música dentro do Audacity, basta arrastá-lo par adentro da janela do programa. A partir de então, você visualiza um gráfico com a variação de frequências da  faixa em decorrer do tempo.

Perceba que você pode circular trechos específicos do gráfico com seu mouse e então copiar, recortar, colar ou ainda excluí-los. Você também pode adicionar efeitos à faixa ou para o trecho selecionado através do menu “Efeitos” do programa. Eles permitem que você altere o timbre, a intensidade ou ainda a duração da faixa, entre diversas outras opções. Alguns dos efeitos dispensam conhecimento prévio e são autoexplicativos.

Você também pode trabalhar com múltiplas faixas simultâneas com o Audacity. Ao final, não se esqueça de exportar o arquivo de áudio que você criou.

  • Tamanho do arquivo: 11,3 MB;
  • Licença: gratuito;
  • Idioma: português;

Clique aqui para baixar o Audacity.

Top