A importância de se manter atualizado ao trabalhar com marketing

Wagner Santos 11/10/2021 Notícias

Não dá para negar a importância de se manter atualizado para quem trabalha com marketing. Afinal de contas, esse é um setor que está em constante mudanças e que o que funcionava ontem, já não traz mais resultados hoje. Portanto, é vital entender essa movimentação e ir atrás dela da melhor maneira possível, sempre perseguindo o que sai de novidade na área.

Para se ter uma noção, as empresas brasileiras investem mais de R$ 12,5 bilhões de marketing por ano no país, com a expectativa de gerar centenas de bilhões de dólares em retorno. Só no mercado de vendas online, a expectativa é que se movimente, por ano, um volume financeiro equivalente a R$ 106 bilhões. Isso sem falar, claro, em todas as outras modalidades de vendas, do setor B₂B e do B₂C presencial.

Quer aprender qual a importância de se manter atualizado para quem trabalha com marketing e como conseguir esse feito? Então siga a leitura do artigo abaixo!

A importância de se manter atualizado para quem trabalha com marketing em 5 pontos.

1. O avanço das novidades.

O primeiro ponto que mostra a importância de se manter atualizado para quem trabalha com marketing é o avanço que as novidades do setor fazem. O que ontem era uma novidade, hoje já é algo mais estruturado e será fundamental amanhã.

Um exemplo disso é a automação do marketing. Há cerca de 5, 6 anos, esse recurso era uma novidade que ninguém conhecia direito. Hoje em dia, já é algo muito bem estruturado e essencial para campanhas de marketing que queiram aproveitar ao máximo os “leads” gerados.

Isso tudo aconteceu em um intervalo pequeno de 5 anos, pouco mais do que isso. Quem “dormiu”, perdeu a onda e agora precisa correr atrás. Da mesma forma, hoje estão sendo introduzidas novidades que amanhã serão padrão do setor.

2. As diferenças por setor.

Imagine que você trabalhará com a estratégia de marketing de uma grande corretora de investimentos para atrair pessoas que querem investir na Bolsa de Valores. A categoria de estratégia que você usará será provavelmente mais focado na produção de conteúdo em formato tradicional (blogs, e-Books, cursos).

Agora imagine que, logo depois disso, você precise cuidar da campanha de marketing de uma streamer que quer ampliar seu canal na (Twitch) e ter mais assinantes. Trabalhar com “blogs”, artigos e e-Books não é a melhor solução.

Esse exemplo simples mostra que existem muitas diferenças de marketing por setor e é preciso estar atualizado sobre elas para conseguir produzir resultados o melhor possível para qualquer cliente.

3. As novas tecnologias introduzidas.

O setor de marketing tem constantemente novas tecnologias introduzidas e fazem o trabalho dos profissionais mais fácil. Por exemplo, hoje em dia ninguém que trabalha no Marketing Digital consegue fazer seu trabalho sem usar o Sem Rush, o Ubersuggest ou o Ahrefs. Anos atrás, quem usava essas ferramentas eram a exceção.

Por isso, é importante estar atualizado para conhecer as novas tecnologias introduzidas no mercado de trabalho, incluindo aquelas que trazem revoluções para tarefas comuns na área do marketing. Afinal, esses são os programas que serão “lei” nos próximos anos.

4. As novas linguagens.

Imagine que alguém dissesse para você que o uso de influenciadores seria uma das principais ferramentas de marketing na Internet. Você provavelmente não acreditaria. Pior: se dissessem que as empresas fariam orçamento com os influenciadores para propagandas “de dancinha” no Tik Tok e no Reels, você provavelmente acreditaria que o futuro seria distópico.

E, ainda assim, aqui estamos nós com esse cenário sendo uma realidade.

O fato é que existem sempre novas linguagens sendo desenvolvidas para a comunicação com o público. Entender as novas tendências são estar um pé na frente dos seus concorrentes.

5. As novas plataformas.

Por fim, vale lembrar que são constantemente criadas novas plataformas de marketing. Hoje em dia, o Instagram é uma das grandes máquinas para todas as empresas e empreendedores, mas no passado quem dominava era o Facebook (com seus 127 milhões de usuários ativos). Antes disso, os blogs eram uma das principais plataformas e por aí vai.

Portanto, esteja sempre atento para o desenvolvimento de novas plataformas (TikTok e Twitch, por exemplo) e como elas podem ser usadas pela sua empresa para conseguir mais retorno financeiro de curto prazo.

Pronto! Agora que você já observou a importância de se manter atualizado para quem trabalha com marketing, é hora de começar a buscar essa atualização e estar sempre em dia com as novidades do setor. Isso inclui, claro, realizar vários cursos e workshops, ler análises e white papers e avançar bastante no seu estudo sobre a área, seja qual for seu nicho de especialidade na Publicidade.

Quer ver uma lista com cursos gratuitos de marketing para fazer? Então clique aqui agora mesmo!

Outros artigos

Concessionária Nissan SP

03/10/2011

Concessionária Nissan SP

Com a previsão de grandes novidades para o mercado automobilístico nacional a Nissan pretende trazer nesse segundo semestre de 2011 o Nissan March, o novo compac...

Vênus próximo à Lua: fotos

09/09/2013

Vênus próximo à Lua: fotos

Neste domingo (8), a lua ficou bem próxima de Vênus. O fenômeno surpreendeu a todos e pôde ser visto em algumas regiões do Brasil. O mesmo fenômeno já foi presenciad...

Acampamento Radical em Boituva

08/03/2011

Acampamento Radical em Boituva

O acampamento Radical tem como sede a cidade de Boituva em SP é o primeiro centro de lazer no país que dá prioridade aos esportes radicais fundado em 1993 vêm prom...