Atrações gratuitas em Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade repleta de atrações. Entre museus, centros culturais e parques, é possível ter uma tarde cheia de entretenimento e diversão…

Por Paulo Lima em 21/08/2012

Porto Alegre é uma cidade repleta de atrações. Entre museus, centros culturais e parques, é possível ter uma tarde cheia de entretenimento e diversão sem precisar por a mão no bolso. Isso porque a capital do Rio Grande do Sul reúne ótimas opções de lazer gratuitas, que atraem moradores locais e turistas.

Cada uma dessas opções revela um aspecto diferente do município, que consegue manter equilíbrio entre o antigo e a vanguarda, a natureza e o desenvolvimento urbano. Abaixo, você pode conhecer os principais atrativos que fazem de Poa (diminutivo carinhoso para Porto Alegre) o destino ideal para toda família.

Conheça outras sugestões de passeios em Porto Alegre.

Atrações gratuitas em Porto Alegre

Porção – o parque é um oásis de tranquilidade em meio ao agito típico de uma grande cidade. O local é aberto às 8h, com aulas gratuitas de ioga. A tarde, ele recebe crianças, que se divertem no parque, e corredores, que aproveitam a pista de cooper para praticar atividade física.

Memorial do Rio Grande Sul – neste memorial, você pode conhecer um pouco da história do Rio Grande do Sul e de algumas de suas maiores personalidades, como Bento Gonçalves e Luís Carlos Prestes. Outro atrativo do memorial é a exposição de vida e obra de artistas gaúchos, incluindo Elis Regia e Érico Veríssimo. O local funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17.

Veja também: Atrações turísticas em Curitiba.

Parque da Redenção – o parque é adotado pela maioria dos porto-alegrenses para apreciar um agradável chimarrão. No total, são mais de 38 mil m² constituídos de monumentos, palmeiras, orquidário, pedalinhos, entre outros, garantindo a todos os visitantes momentos de lazer e descanso. Aos domingos, o local sedia o Brique da Redenção, feira de antiguidades e artesanato.

Casa de Cultura Mário Quintana – O prédio reúne acervos do poeta que lhe dá o nome, inclusive com a reprodução do quarto onde ele viveu, entre 1968 e 1980. Seu funcionamento acontece de terça a sexta, das 9h às 21h. Nos sábados e domingos ele abre das 12h às 21h.

Palácio Piratini – com mais de 90 anos de história, o Palácio é a sede oficial do Governo do Estado. O primeiro governador a morar na ala presidencial do prédio foi Getulio Vargas. Atualmente, ela não está ocupada e se encontra fechada para o público. O palácio abre de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Durante sua passagem por Porto Alegre você ainda pode visitar a Fundação Iberê Camargo, o Theatro São Pedro, o Santander Cultural e a Usina do Gasômetro, que proporciona uma vista privilegiada do por do Sol. São várias atrações para você apreciar e curtir!

Top