Atrações do Museu de Arte Contemporânea SP

O museu de arte contemporânea da Universidade de São Paulo é um dos mais importantes museus da America Latina. Nele estão reunidos cerca de…

O museu de arte contemporânea da Universidade de São Paulo é um dos mais importantes museus da America Latina. Nele estão reunidos cerca de 10.000 obras, variando entre pinturas, fotografias, esculturas, desenhos, gravuras e outros objetos.

Apesar de ser um museu de arte contemporânea seu acervo não se resume apenas a este tipo de arte, nele também é possível encontrar várias coleções de cunho moderno. As obras deste local são acessíveis a todo o público, inclusive são realizadas exposições frequentes de artistas nacionais, internacionais e de novos talentos. Dentre as obras de artistas famosos são encontrados: Picasso, Matisse, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, Kandinsky, Henry Moore, Calder, Flávio de Carvalho, Antonio Dias, entre outros.

Arte Moderna        

Nesta coleção a obra mais antiga se chama “Paisagem”, ela é de 1906 por Giacomo Balla. Dentre os artistas consagrados neste acervo encontram-se Umberto Boccioni, com sua obra “Formas Únicas da Continuidade no Espaço” e Pablo Picasso com “Figuras”. Ainda no museu de São Paulo é possível encontrar artistas como Max Bill, Marino Marini, Modigliani, Paul Klee, entre outros.

Dentre os perfis das obras modernas encontram-se obras Concretistas, marcada pela presença da pintura “Unidade Tripartida”, de Max Bill e de Mariano Marini com o “Grande Cavalo”. Nas obras Abstracionistas está Kandinsky, com “Composição Clara”. Já no Construtivismo há a presença de “Figura Reclinada”, de Henry Moore e “Gesto Cósmico”, de Willi Baumeister.

Arte Contemporânea

No acervo contemporâneo há um predomínio da arte do pós-guerra. O foco da arte nesta época predominava no abstracionismo e surrealismo. A década de 50 está representada nas obras de Joan Ponç, Eduardo Paolozzi e Alan Davie, principalemnte na vertente surrealista. Na década de 60 a tendência está na produção expressionista e concretista. O acervo desta época é marcado por artistas como Maria Leontina, Iberê Camargo e Antônio Dias.

Nos anos 70 a arte brasileira estava em busca da liberdade expressiva. Com isso os artistas que mais se destacaram neste tema foi Mario Cravo Neto, Julio Plaza e Iole de Freitas. Na década de 80 as aquisições do museu são representadas por obras de Daniel Senise, Ângelo Venosa e Leda Catunda.

Além das exibições do amplo acervo do museu de arte contemporânea de São Paulo a instituição também tem foco educativo, o que é evidenciado através da realizações de cursos, palestras e outros eventos. O museu tem o objetivo de integrar a área cultural artística com o público de forma geral, educando-os e cultivando o interesse pela arte.

O museu também realiza uma série de exposição, confira abaixo as mostras que estão em cartaz:

– Escultura Aventura – Arte que (Quase) se move

Período: 05/07/2011 a 29/01/2012

– Redes Alternativas

Período: 16/06/2011 a 18/12/2011

– MAC em Obras

Período: 27/05/2011 a 27/11/2011

– Modernismo no Brasil

Período: 06/10/2011 a 29/01/2012

Top