Atores que interpretaram líderes políticos no cinema

Os filmes sobre história são de extrema importância no contexto cultural da humanidade, uma vez que relatam com precisão como chegamos ao mundo tal…

Por Paulo Lima em 10/03/2013

Os filmes sobre história são de extrema importância no contexto cultural da humanidade, uma vez que relatam com precisão como chegamos ao mundo tal como ele é atualmente.

O Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln no filme "Lincoln" de Steven Spielberg foi o vencedor de diversas premiações (Foto: Divulgação)

Neste diapasão, é notável que alguns líderes políticos moldaram a nossa realidade, desempenhando um importante papel no destino de milhares de pessoas. Portanto, para você é cinéfilo por natureza, saiba mais sobre os atores que interpretaram líderes políticos no cinema:

Ben Kingsley como Mahatma Gandhi

O filme Gandhi conta a história do grande líder político Mahatma Gandhi, que nascido na Índia e formado em Direito na Inglaterra, mudou-se para a África do Sul para trabalhar. Como na época existiam muitos conflitos entre Hindus e Muçulmanos, Gandhi empenhou sua vida no estabelecimento de ideais de pacificação por direitos iguais, trazendo novamente os preceitos que uniria a humanidade como um todo, independentemente das crenças religiosas.

Conheça algumas frases de Gandhi.

Ben Kingsley no filme Gandhi, 1982 (Foto: Divulgação)

Neste contexto, o filme foi o vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor figurino, melhor edição e melhor ator com o prêmio para Ben Kingsley por interpretar o líder político no cinema, sem contar os Globos de Ouro, BAFTAs e outras diversas premiações.

Bruno Ganz como Adolf Hitler

Na era do fim da Alemanha Nazista tomada pelos soviéticos, o líder político Adolf Hitler passa suas últimas horas em um bunker em companhia de sua esposa Eva Braun. Ali adquire poucos contatos, onde mantém um laço de confiança com sua secretária Traudl Junge.

Bruno Ganz em A Queda – As Últimas Horas de Hitler (Foto: Divulgação)

O enredo de A Queda – As Últimas Horas de Hitler é baseado nos próprios depoimentos da secretária, que conviveu com o führer em seus últimos momentos de vida. O filme ganhou diversos prêmios, sendo inclusive indicado ao Oscar.

Veja os filmes que marcaram a história do cinema.

Gerard Butler como Átila

Com o fim da Idade Média, o Império Romano anunciava sua decadência. O filme Átila fala sobre os exércitos que lutavam contra Roma e dentre eles estavam os hunos, de modo que o próprio Átila era o seu líder. Com muita estratégia e precisão,  Átila conduziu o seu povo às conquistas de vastas terras, sendo até hoje conhecido pela história.

Átila, 2001 (Foto: Divulgação)

Gerard Butler também atuou no cinema como Leônidas, o famoso líder político dos espartanos no filme 300.

Veja mais alguns atores que interpretaram líderes políticos no cinema:

Leia também: Os filmes mais caros da história do cinema.

 

Top