Atletismo brasileiro vai forte em busca de medalhas no Pan de Guadalajara

Fabiana Murer, Maurren Maggi e Hudson de Souza têm boas chances de faturar medalhas nos Jogos Pan-Americanos do México

Por Redacao em 29/09/2011

Campeã Mundial, Fabiana Murer tentará faturar o ouro também no Pan-2011

A delegação brasileira de atletismo é uma das principais esperanças do país nos Jogos Pan-Americanos de Gualajara, no México. O passado comprova a tese. Desde a primeira edição do Pan, em 1951, na Argentina, o atletismo lidera o ranking nacional nos jogos, com 137 pódios.

Para as competições no México, que acontecem entre os dias 23 e 30 de outubro, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 62 atletas, sendo 32 da equipe feminina e 30 do grupo masculino.

Com a expectativa de repetir o bom desempenho do Pan-Americano de 2007, realizado no Rio de Janeiro, quando o atletismo brasileiro conquistou 23 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e nove de bronze), a delegação conta com atletas que gozam de prestígio internacional em diferentes tipos de provas.

No feminino, o Brasil terá pelo menos quatro boas chances para subir ao pódio. No Salto em Distância, a aposta é Maurren Maggi, campeã olímpica e que faturou o ouro no Pan-2007.  Já no Salto com Vara, a esperança é a campeã Mundial Fabiana Murer, que recentemente conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos mundiais.

Keila Costa, no Salto Triplo, e Sabine Letícia Heitling, nos 3.000 metros com obstáculos, também podem garantir o Brasil entre os melhores. E o retrospecto é favorável. No Pan do Rio de Janeiro, Keila faturou duas medalhas de prata, enquanto Sabine conquistou o ouro.

Boas perspectivas nas provas masculinas

Na delegação masculina que vai ao Pan de Guadalajara, três nomes aparecem com força e podem retornar do México com medalhas na bagagem: Marilson Gomes dos Santos, nos 10.000 metros, Hudson Santos de Souza, nos 3.000 metros com obstáculos, e Fabio Gomes da Silva, na prova de Salto com Vara.

No caso de Marilson o que motiva é o fato de o experiente atleta ter conquistado duas medalhas no último Pan-Americano. Na prova de 10.000 metros, o corredor faturou a prata e na disputa dos 5.000 metros levou o bronze para casa.

Já a participação de Hudson de Souza e Fábio Gomes foi ainda melhor nos Jogos Pan-Americanos realizados  na cidade maravilhosa. Isso porque os atletas ganharam uma medalha de ouro cada e garantiram o Brasil no lugar mais alto do pódio.

Lista de atletas que estarão no Pan de Guadalajara

Masculino

Pista – Nilson de Oliveira André (100m/4x100m); Bruno Lins Tenório de Barros (200m/4x100m); Diego Henrique de Farias Cavalcanti, Sandro Ricardo Rodrigues Viana, Carlos Roberto Pio de Moraes Junior e Ailson da Silva Feitosa (4x100m); Anderson Freitas Henriques (400m); Kleberson Davide e Lutimar de Abreu Paes (800m); Leandro Prates Oliveira (1.500m); Joilson Bernardo da Silva (5.000m); Marilson Gomes dos Santos e Giovani dos Santos (10.000m); Hudson Santos de Souza (3.000m com obstáculos); Matheus Facho Inocêncio (110m com obstáculos) e Mahau Camargo Suguimati (400m com barreiras).

Campo – Rafael Uchona dos Santos (Salto em Altura); Fabio Gomes da Silva (Salto com Vara); Rogério da Silva Bispo (Salto em Distância); Jefferson Dias Sabino (Salto Triplo); Ronald Odair de Oliveira Julião (Arremesso Peso/Lançamento do Disco); Wagner Alberto Carvalho Domingos (Lançamento do Martelo) e Julio Cesar Miranda de Oliveira (Lançamento do Dardo).

Combinadas – Luiz Alberto Cardoso de Araújo (Decatlo).

Rua – Caio Oliveira de Sena Bonfim e Moacir Zimmermann (20km Marcha); Mário José dos Santos Junior e Jonathan Rieckmann (50km Marcha) e Solonei Rocha da Silva e Jean Carlos da Silva (Maratona).

Feminino

Pista – Ana Claudia Lemos Silva (100m/200m/4x100m); Rosangela Cristina Oliveira Santos, Vanda Ferreira Gomes, Franciela das Graças Krasucki e Rosemar Maria Coelho Neto Fortunato (4x100m); Geisa Aparecida Muniz Coutinho (400m/4x100m/4x400m); Jailma Sales de Lima (400m com barreiras/4x400m); Joelma das Neves Sousa, Bárbara Farias de Oliveira, Aline Leone dos Santos e Sheila Juvelina Ferreira (4x400m); Christiane Ritz dos Santos (800m); Fabiana Cristine da Silva (1.500m); Simone Alves da Silva e Cruz Nonata da Silva (5.000m/10.000m); Sabine Letícia Heitling (3.000m com obstáculos) e Maila Paula Machado – (100m com barreiras).

Campo – Valdiléia Martins (Salto em Altura); Fabiana de Almeida Murer e Karla Rosa da Silva (Salto com Vara); Maurren Higa Maggi (Salto em Distância); Keila da Silva Costa (Salto Triplo); Keely Christinne Pinho Rodrigues Medeiros (Arremesso do Peso); Elisangela Maria Adriano e Fernanda Raquel Borges (Lançamento do Disco); Josiane Soares (Lançamento do Martelo) e Laila Ferrer e Silva (Lançamento do Dardo).

Combinadas – Lucimara Silvestre da Silva (Heptatlo).

Rua – Cisiane Dutra Lopes e Erica Rocha de Sena (20km Marcha); Adriana Aparecida da Silva e Michele Cristina das Chagas (Maratona).

Top