Atividades para Pessoas Idosas

PUBLICIDADE

Uma coisa que todo mundo sabe é que atividades físicas fazem um bem tremendo à saúde. Entre os vários benefícios de uma vida com atividades físicas constantes, estão o aumento da longevidade. Podemos ver que nos anos atuais, existe um aumento da população idosa, o que chama a atenção de vários estudiosos e outros âmbitos da sociedade.

O envelhecimento do ser humano é algo normal, todos nós ficaremos velhinhos e um dia a nossa hora de partir chegará. Mas com a mudança no perfil etário de várias populações, os governos têm se atentado mais em adotar medidas políticas mais efetivas, no sentido de promover os direitos humanos e sociais dos idosos, uma coisa realmente nobre e importante para pessoas nessa fase tão especial da vida.

Existem muitas diretrizes e políticas que visam atender e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, como é o caso do projeto Cidade Amiga do Idoso, um projeto que acontece em várias cidades ao redor do mundo, e que prioriza o bem-estar dos idosos nas cidades. Já é comprovado cientificamente que atividades físicas são muito importantes para a saúde dos idosos, e existem muitos estudos que tentam se aprofundar cada vez mais nesse assunto.

PUBLICIDADE

Entre os benefícios que atividades físicas acarretam em pessoas idosas, podemos citar alguns, como é o caso da redução de problemas que envolvem pressão arterial, índices glicêmicos e uma grande melhoria da massa corporal, tornando-a mais saudável. Mas uma coisa deve ser lembrada: Apesar de haverem vários estudos que tentam avaliar o resultado da atividade física em pessoas idosas, ainda existem poucas evidências sobre os efeitos do exercício físico em alta intensidade e frequência, portanto, muito cuidado com os exageros.

Também existem contra-indicações para pessoas idosas fazerem atividades físicas, e elas devem ser atentadas. Normalmente, são as mesmas contra-indicações que são atribuídas para pessoas jovens, ou seja, não são indicadas atividades físicas caso a pessoa tenha tido alterações recentes no eletrocardiograma ou infarto do miocárdio, ou algum outro tipo de bloqueio cardíaco. Para se informar melhor sobre isso, consultem um médico para que não haja problemas. Fazer exercício é muito bom sim, mas precisa de um acompanhamento adequado.

Mas, o que os idosos podem fazer? As opções são muitas, e nem todas elas requer gastos financeiros. Podemos fazer exercícios sem gastar um centavo sequer. Algumas dicas para atividades físicas com idosos são: Caminhadas, corridas, natação e andar de bicicleta. Esses são apenas alguns exemplos de exercícios aeróbicos que utilizam a maior parte dos grupamentos musculares e que certamente, melhorará a qualidade de vida de idosos de maneira surpreendente.

Fazer exercícios é algo que deve ser constante, é algo que deve ser adotado como um estilo de vida pelas pessoas. Iniciar atividades físicas o quanto antes melhora a situação do sistema cardiovascular e reduz fatores de risco para doenças do coração. Também é importante variar as atividades físicas para os idosos, em treinamentos de força e treinamentos que estimulam a capacidade funcional.

Então para terminar, recapitulando: Se tiver dúvidas em qual exercício físico praticar, antes de mais nada consulte um médico, pois exercícios devem ser feitos com cuidado, até mesmo para pessoas que não sejam hipertensas, pegar leve na frequência de exercícios, pelo menos no início, pois existem várias pessoas idosas que tem um “pique” diferente de outras. Vai do ritmo de cada uma. No mais, curta a vida e divirta-se sempre.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • estou com 51 anos e mim sinto na melhor idade,trabalho voltei a estudar estou cursando serviço social o meu alto estima aumentou 100 por cento .

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.