Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Atividades infantis para o Dia do Índio

Atividades infantis para o Dia do Índio

Por Isah
O Dia do Índio serve de motivo para várias atividades na educação infantil.

O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, é uma data que impulsiona várias homenagens aos povos indígenas e descendentes. Esta ocasião se revela apropriada para conhecer um pouco mais sobre os hábitos e costumes das tribos e se envolver com os traços culturais dos primeiros habitantes do Brasil.

A decisão de oficializar o dia 19 de abril como sendo o ‘Dia do Índio’ foi tomada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. A partir de então a data comemorativa passou a motivar eventos sobre a cultura indígena e passou a ter um impacto muito forte principalmente na escola.

O Dia do Índio serve de inspiração para propor diversas atividades infantis, contribuindo desta forma com a interação das crianças e com o aprendizado sobre a cultura de outro povo. Quando os alunos se envolvem nas atividades, eles passam a adquirir novos conhecimentos sobre a vida dos indígenas e desfrutam de momentos divertidos.

Os trabalhinhos em sala de aula encantam e divertem as crianças.

Confira a seguir sugestões de atividades infantis para o Dia do Índio que podem ser propostas na escola.

1. Desenhos para Colorir

Distribuir desenhos para que as crianças possam colorir é uma atividade bastante comum à educação infantil. Apesar de simples, este trabalho estimula a criatividade e proporciona bons momentos de entretenimento.

2. Pesquisas sobre a Cultura Indígena

Divida os alunos em grupos e proponha pesquisas a respeito os índios. Este tipo de atividade ajuda a desenvolver habilidades de investigação, interpretação e leitura para compreender melhor o tema. Cada equipe deverá pesquisar sobre um assunto relacionado ao povo indígena, tais como: forma de moradia, utensílios e armas, hábitos alimentares, lazer, forma de vida, entre outros.

3. Montagem de máscara ou cocar

O Dia do índio pode ser uma ótima oportunidade para que as crianças possam criar figurinos temáticos.  A professora pode distribuir moldes entre os alunos para a confecção de máscara ou cocar, distinguindo as peças de meninos e meninas. Lápis de cor, tinta guache, glitter, cola colorida e penas são alguns materiais úteis no trabalho.

4. Pintura do rosto

Ao invés de propor que cada criança confeccione a sua própria máscara de indiozinho, também existe a possibilidade de pintar o rosto de maneira temática. A professora deve coordenar esta atividade e tomar cuidado com os materiais usados, afinal, certos produtos podem afetar a pele.

5. Artesanato com materiais recicláveis

Que tal aliar o Dia do Índio com a consciência sustentável? Então saiba que isto é possível através do artesanato com materiais recicláveis. Entre as ideias que fazem sucesso na educação infantil, vale destacar o cocalho de garrafa PET, o colar de macarrão e fantoches de palitos de picolé.

6. Passeios temáticos

Em visita a uma exposição, por exemplo, a criança conhece os utensílios usados pelos índios.

Com a autorização dos pais e da escola, a professora pode levar os alunos para passeios temáticos em comemoração ao Dia do Índio. Existem muitos museus que fazem exposições sobre a cultura indígena e merecem ser visitados.

7. Músicas e brincadeiras

Selecione algumas brincadeiras temáticas e proponha aos alunos no Dia do Índio. Aproveite a ocasião para ensinar canções para as crianças, incluindo no repertório as músicas mais conhecidas como ‘Os Indiozinhos’, ‘Brincar de índio’, ‘Meu Amigo índio’ e ‘Curumim’.

Recomendado para você
Bem Estar

Clínica para dependentes químicos gratuita

Bem Estar

Planos de saúde do Banco do Brasil

Bem Estar

Vestidos de festas para gordinhas 2018: fotos, tendências

Bem Estar

Tailleur feminino: o que é, dicas para usar

Comentários
  1. marcilia disse:

    muito bom!!! ;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *