Atividades infantis para a festa junina

As atividades infantis para a festa junina são perfeitas para se trabalhar em sala de aula e envolver as crianças com a temática de…

Por Editorial MDT em 23/06/2015

As atividades infantis para a festa junina são perfeitas para se trabalhar em sala de aula e envolver as crianças com a temática de São João. Há inúmeras opções, que vão além dos tradicionais desenhos para colorir. Nessa matéria, iremos apresentar dicas de atividades e orientações para trabalhar com elas.

Atividades infantis para a festa junina. (Foto: Divulgação)

A festa junina é um acontecimento tradicional, que toma conta de todo país com muita alegria e diversão. A comemoração conta com muitas comidas típicas, brincadeiras, decoração temática, danças e músicas. As crianças podem aprender um pouco mais sobre os festejos juninos, desde que entrem em contato com as atividades de festa junina.

Veja também: Figuras festa junina para colorir

Atividades infantis para a festa junina

Antes de aplicar as atividades infantis para festa junina em sala de aula, é importante que os professores entendam os significados de alguns símbolos e compartilhem esses conhecimentos com os alunos.

Entenda os símbolos juninos

Fogueira

A fogueira é um símbolo junino. (Foto: Divulgação)

Para que as atividades tragam mais conhecimentos é bom entender o que significa a fogueira na festa junina.  Dizem que Isabel acendeu a fogueira para avisar Maria do nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto. Atualmente, ela é utilizada para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre.

A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas, formando o típico ambiente de arraial.

Balões juninos

Balões juninos. (Foto: Divulgação)

Os balões eram um tipo de sinal para avisar que a festa iria começar. Antigamente, eram soltos de cinco a sete balões para identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, devido ao risco de incêndio.

Leia mais: Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Bandeirinhas

Bandeirinhas para colorir. (Foto: Divulgação)

A festa junina não seria a mesma se não fosse pelas tradicionais bandeirinhas, que ficam penduradas em varais para decorar o evento. As bandeirolas surgiram por causa dos santos aniversariantes do mês de junho: São João, Santo Antônio e São Pedro.

Antigamente, os fiéis estendiam grandes bandeiras com as imagens dos santos católicos e mergulhavam-nas na água para serem purificadas. Com o tempo, essas bandeiras se tornaram pequenas e coloridas, com a finalidade de deixar o ambiente mais festivo e alegre.

Atividades juninas para imprimir

Muito bem! Agora você já conhece os significados dos principais símbolos juninos. Agora, confira abaixo uma seleção de atividades educativas que trabalham com o tema festa junina. Selecionamos cruzadinha, caça-palavra, liga os pontos e bonecos articulados para que as crianças possam se divertir e, ao mesmo tempo, exercitar algumas competências cognitivas.

Boneco articulado. (Foto: Divulgação)

Caça-palavras de festa junina. (Foto: Divulgação)

Liga os pontos. (Foto: Divulgação)

Mais um caça-palavras. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Brincadeiras para fazer na festa junina

Com todas essas opções de atividades infantis para festa junina, os pequenos aprenderão mais sobre a festa e ainda por cima irão se divertir muito. Uma forma diferente e educativa de festejar o mês de junho.

 

Top