Atitudes saudáveis para seguir o ano inteiro

Como milagres não existem, aderir a uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos são as principais atitudes que aquele que deseja viver mais e…

Como milagres não existem, aderir a uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos são as principais atitudes que aquele que deseja viver mais e melhor deve arriscar. Desse modo, nada melhor do que alguns truques simples e eficazes para contornar o jogo quando o assunto é alcançar uma vida saudável. Confira!

Todo dia

Durma de sete a nove horas por noite

Durma no mínimo 7 horas por dia.

“Dormir é um bom remédio para aprender”, destaca Paulo Junqueira, mestre em neurologia pela Unicamp. O sono restringe informações dispensáveis do cérebro e auxilia na memorização do que se aprende durante o dia. Indivíduos que se privam de dormir no mínimo oito horas corre mais risco de sofrer com alterações de humor, obesidade, diabetes e hipertensão. “A falta de sono também desequilibra as emoções, facilitando o surgimento de depressão e ansiedade”, completa.

Toda semana

Coma peixe duas vezes

Salmão, truta, linguado e sardinha são fontes riquíssimas em ômega-3.

“O alimento é fonte de ômega 3, um aliado de quem deseja manter o peso e combater derrame, infarto e doenças cardiovasculares”, diz Roberta Ferreti. O alimento ainda é aconselhado para prevenir a depressão, hipertensão e inclusive problemas de memória. Salmão, truta, linguado e sardinha são fontes riquíssimas em ômega-3. Lembre-se: gestantes precisam consumir o alimento com cuidado, já que o ômega-3 pode intervir na coagulação do sangue e no tecido nervoso do bebê.

Todo mês

Anote o primeiro dia da menstruação

Ciclos menstruais regulares, variam de 21 a 35 dias.

Ciclos menstruais regulares, variam de 21 a 35 dias. Caso o seu não alcança ou excede esse número, ou é modificado de mês em mês, pode ser um sinal de doenças ou contaminações. “A candidíase, por exemplo, aparece no final do período, por causa da alteração do pH nessa fase”, destaca a especialista. “Já as infecções vaginais normalmente surgem após a menstruação. Por isso temos que ficar atentas ao início do sangramento: assim sabemos em que momento do ciclo estamos e fica mais fácil descobrir a doença ou infecção que venha a se apresentar.” afirma a ginecologista Rosa Maria Neme.

Continuar Lendo  Sandálias coloridas: como usar, dicas

Todo ano

Faça um exame na pele dos pés à cabeça

Procure consultar um especialista se observar qualquer irregularidade com sua saúde.

“Consulte o dermatologista para ver se existem sinais, lesões ou possíveis tumores no maior órgão do corpo humano, mesmo que não haja queixas”, alerta a dermatologista Cláudia Magalhães. Além da análise preventiva, procure consultar um especialista se observar manchas na pele e lesões que sangrem, tenham tonalidade escura ou aumentem de tamanho.

Top