Atitudes que devem ser tomadas após a demissão

Um dos maiores temores de quem trabalha em uma empresa é a demissão. A ideia de ser dispensado de um cargo se revela bastante…

Por Isabella Moretti em 29/01/2013

Um dos maiores temores de quem trabalha em uma empresa é a demissão. A ideia de ser dispensado de um cargo se revela bastante desconfortável e pode deixar a autoestima da pessoa lá embaixo. O medo e a frustração de misturam na mente do funcionário demitido, afinal, ele sente receio de não conseguir encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou sofrer prejuízos na carreira.

É natural sentir tristeza após a demissão, mas ela deve ser passageira. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Direitos de quem é demitido

O terror da demissão

A demissão é um episódio muito complicado, mas que costuma acontecer na vida da maioria das pessoas. Para superar esta fase crítica, é fundamental manter a cabeça no lugar, não deprimir e manter uma perspectiva otimista para encontrar uma nova oportunidade para a carreira.

Logo após a demissão, todo mundo tem o direito de se sentir triste e com o ego ‘arranhado’. No entanto, é importante que esta sensação seja passageira e não atrapalhe a busca por uma nova chance no mercado de trabalho.

Além de ter o ego ferido, o trabalhador que foi dispensado da empresa sente vergonha de contar aos amigos sobre a sua situação de desempregado. Esta reação é bastante natural, mas deve ser trabalhada para não resultar em prejuízos.

Não fique pensando tanto nos motivos da demissão e vá a luta. (Foto:Divulgação)

O que fazer após uma demissão?

A sensação de ser dispensado de um emprego não é nada agradável, afinal, o profissional pode se sentir fracassado e rejeitado. Para evitar este problema, é importante tomar algumas atitudes positivas. Confira:

Olhos voltados para o futuro
Após ser dispensado da empresa, o profissional não deve perder tanto tempo pensando nos motivos que levaram à demissão. Ele precisa manter o seu foco no futuro e começar a agir para abrir novas portas em sua carreira.

Otimismo sempre
Por mais difícil que seja a situação, é importante manter o otimismo. O fato de ser demitido não significa fraqueza ou incompetência. A pessoa não pode se aterrorizar, pelo contrário, ela precisa manter o equilíbrio para causar boa impressão numa entrevista de emprego.

Após a demissão, é necessário atualizar o currículo e buscar um novo emprego. (Foto:Divulgação)

Faça propaganda de si mesmo
É importante que as empresas saibam que um determinado profissional está de volta ao mercado. Para que isso aconteça, é importante estar preparado para se vender e retomar os contatos. As chances de conseguir um novo emprego são maiores se o indivíduo prepara um bom portfólio e pede que os amigos façam indicações.

Invista na formação
Se estiver complicado encontrar uma nova oportunidade no mercado, o trabalhador deve aprimorar o seu currículo, ou seja, investir em novos cursos. Estudar é uma obrigação para quem está desempregado, pois contribui com a recolocação profissional e acrescenta novos itens ao currículo.

Veja também: Sinais de que você pode ser demitido

Top