Até quando amamentar o bebê?

A amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê. Conforme o tempo passa, uma grande preocupação das mamães é em relação com…

Por Editorial MDT em 17/06/2013

A amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê. Conforme o tempo passa, uma grande preocupação das mamães é em relação com que idade se deve parar de amamentar. Para tirar suas dúvidas, saiba mais sobre o assunto e veja até quando amamentar o bebê.

O desmame deve ser feito aos poucos. (Foto: divulgação)

Amamentação

A amamentação é muito importante e traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. O leite materno previne anemia e melhora o intestino do bebê, além de oferecer muitos outros benefícios. Quando o assunto é até quando se deve amamentar a criança ainda é um fator que gera grande dúvida para as mães.

O desmame começa quando outro alimento é introduzido além do leite materno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o aleitamento materno é exclusivo até os seis meses de idade, desde o desenvolvimento e crescimento do bebê esteja adequado.

Após os seis meses, o bebê já possui seu sistema digestivo maduro para receber outro alimento que não seja o leite materno e também precisa de outros nutrientes que não são obtidos no leite materno.

O bebê começa a reduzir as mamadas no peito e começa a mastigar, começando pelos sucos, papinhas doces e salgadas até comer a comida da família. A amamentação passa a ser um complemento da alimentação.

A amamentação é exclusiva até o 6º mês de vida. (Foto: divulgação)

Cuidados ao amamentar o bebê

Uma questão importante da amamentação prolongada são os horários das mamadas e também da higiene bucal. Desde cedo a mãe deve fazer a higiene bucal dos pequenos e a região da boca, mesmo que a alimentação seja exclusiva de leite materno.

Em geral, o horário da mamada da criança é a noite para dormir no colo da mãe. É muito bom, mas a mamãe fica com dó de acordar o pequeno para escovar os dentinhos após a mamada pensando que o leite não oferece risco de cáries. Os dentes das crianças devem ser escovados após a amamentação, já que o leite pode provocar cáries.

Na hora de desmamar o bebê não é necessário usar a mamadeira. Aos seis meses o pequeno já consegue sugar no copo. Se for uma criança maior pode-se usar o canudo.

A amamentação é essencial para a saúde do bebê. (Foto: divulgação)

A amamentação do bebê é exclusiva até o 6º mês de vida do pequeno. Após esse período pode ser inseridos outros alimentos. É preciso ter alguns cuidados para amamentar o bebê corretamente para que ele cresça forte e saudável.

Top