Asteroide deve passar próximo a Terra na próxima terça-feira

Cientistas norte-americanos afirmaram que um asteroide passará perto da terra na próxima terça-feira (8). A aproximação, segundo eles, é rara , porém não existe o menor…

Cientistas norte-americanos afirmaram que um asteroide passará perto da terra na próxima terça-feira (8). A aproximação, segundo eles, é rara , porém não existe o menor risco de ter um impacto com o planeta.  “Não é potencialmente perigoso. É só uma boa oportunidade para estudar um asteroide”, confirmou o astrônomo da Fundação Nacional de Ciências (NSF, em inglês), Thomas Statler.

Sobre o asteroide

Nomeado de 2005 YU55, o asteroide, que possui 400 metros de largura, passará mais perto da Terra do que da Lua, como era de costume, com aproximadamente 325.000 km de distância, de acordo com dados da agência espacial americana. Ele deve passar às cerca de 21h28 da terça-feira, horário de Brasília.

Apesar de ser um acontecimento raro tal aproximação, não será possível ver o asteroide sem o uso de telescópios. “Será visto muito distante quando passar por aqui”, comentou Scott Fisher, diretor da Divisão de Astronomia da NSF. “Não será perceptível a olho nu. Será preciso um telescópio com lente de mais de 15 cm para vê-lo. Para tornar a observação ainda mais complicada, o asteroide se moverá muito rápido no céu quando passar”, completou.

“Vários radiotelescópios foram instalados na América do Norte para registrar a passagem do astro”, detalhou Fisher. “O momento para observá-lo serão as primeiras horas da escuridão de 8 de novembro, e o melhor local, a costa leste dos Estados Unidos”, continuou.

O asteroide faz parte de um grupo que contém 1.262 do tipo, que orbitam ao redor do sol e possuem mais de 150 metros de largura, considerados “potencialmente perigosos” pela Nasa. “Queremos estudar estes asteroides, de forma que se algum dia houver risco de colisão, saibamos o que fazer com ele”, afirmou Statler.

Leia Também:  "Homens de Preto 3" estreia nesta sexta-feira nos cinemas

Top