Assinatura digital – Como fazer

Assinatura digital é um registro que garante a identificação de uma pessoa no mundo digital, como se fosse um documento de identidade. Esse item…

A assinatura digital garante a autenticidade das informações que você encaminha (Foto: DIvulgação)

Assinatura digital é um registro que garante a identificação de uma pessoa no mundo digital, como se fosse um documento de identidade. Esse item é usado principalmente para envio de documentos. Por exemplo, você precisa mandar um contrato para um local e o único meio de esse documento chegar a tempo para a concretização da transação é por meio do e-mail. O método mais seguro é fazendo uso da assinatura digital.Esse método de autenticidade é praticamente 100% seguro, pois é utilizada uma cifragem, realizada por uma chave de segurança.

Existem vários modelos de assinatura digital, como por exemplo, e-CPF. Nessa modalidade a pessoa faz uma versão eletrônica para o CPF, que garante a autenticidade de transações realizadas por meio da internet. Existe também a assinatura eletrônica e-CNPJ, que voltada para pessoa jurídica que deseja realizar transações online. Ambas as assinaturas eletrônicas promovem maior agilidade para a efetivação de transações financeiras.

Outra assinatura eletrônica que é muito utilizada todos os dias é a Nota Fiscal Eletrônica (NFE). Uma lei federal determina que as empresas de alguns segmentos utilizem a Nota Fiscal Eletrônica em vez de emitir notas para os seus clientes por meio de talões. A NFE torna o processo mais rápido, além de fazer com que o Governo Federal saiba exatamente o valor das vendas e compras, pois as informações constantes nas Notas Fiscais ficam em uma base de dados do governo.

Para garantir a segurança das transações financeiras online escolha uma assinatura digital (Foto: DIvulgação)

Para pessoa física também existe a assinatura eletrônica denominada e-CPF Simples, que é focada para microempresários (ME), e empresa de pequeno porte (EPP), optante ou não, do Simples Nacional. Já a CT-e é o Certificado eletrônico destinado para empresas que possuem frotas de transporte de cargas, como por exemplo, companhias do segmento rodoviário, aéreo, ferroviário e dutoviário.

Leia Também:  Dicas de Como Lidar com o Stress, Causas e Sintomas

Se você quer proteger as informações que envia por e-mail, a assinatura digital que deve utilizar é o e-Mail Seguro Pessoal, que é uma ferramenta que garante autenticidade das mensagens eletrônicas. Essa assinatura aparece ao final de cada mensagem que sai da sua conta de e-mail. No meio corporativo esse sistema contém informações como cargo exercido e telefone de contato. Os sites que oferecem essas muitas assinaturas digitais estão catalogados no link  http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp. Escolha o que mais lhe agrada e garanta sua segurança na hora de realizar procedimentos via web.

Top