Assaduras de bebês: mitos e verdades

A pele sensível e fina do bebê sofre muito com as terríveis assaduras. Essa reação, geralmente ocorre devido ao contato de fezes e urina…

Por Editorial MDT em 06/03/2013

A pele sensível e fina do bebê sofre muito com as terríveis assaduras. Essa reação, geralmente ocorre devido ao contato de fezes e urina com as fraldas. Ela é caracterizada pela vermelhidão, inchaço, lesões em bolhas e descamação da pele. Saiba mais sobre o assunto e veja alguns mitos e verdades sobre as assaduras de bebês.

As assaduras podem ser provocadas pelo uso inadequado das fraldas. (Foto: divulgação)

Assaduras de bebês

Um dos principais fatores causadores de assaduras nos bebês é a demora em trocar as fraldas, que geralmente estão encharcadas de xixi ou com fezes. As mamães devem tomar cuidados redobrados com as genitais do bebê. Um dos principais erros é deixar o local úmido e quente, além do uso de produtos inadequados.

As mães de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas em relação a esse problema, ainda mais porque muitos mitos são criados sobre as assaduras. É preciso ficar atento para que eles não interfiram nos cuidados necessários com o bebê.

As assaduras devem ser prevenidas. (Foto divulgação)

Veja também assaduras de bebê, como tratar

Mitos e verdades sobre as assaduras de bebês

1. A alimentação pode ter relação com as assaduras.

Verdade. Quando os alimentos sólidos são inseridos como complemento para a amamentação, eles podem favorecer ao surgimento de assaduras. Principalmente como alimentos ácidos.

2. Uso de amido de milho ajuda a evitar as assaduras.

Mito. O uso de amido era uma prática antiga, onde não se tinha outros produtos para tratar o problema. Porém, o uso desse alimento pode causar ressecamento da pele e descamação, favorecendo ainda mais para o aparecimento das assaduras.

3. As fraldas descartáveis são as mais recomendadas.

Verdade. As fraldas descartáveis são mais higiênicas e atuam na prevenção das assaduras. Elas devem ser trocadas frequentemente para que não provoquem o problema. Já as fraldas de pano só devem ser usadas se forem higienizadas corretamente.

4. Lenços umedecidos são os mais indicados para evitar assaduras em bebês.

Mito. A higiene diária dos bebês deve ser feita com algodão e água. O lenço umedecido deve ser usado somente para viagens e passeios. A pele do bebê é muito sensível e os lenços umedecidos contêm substâncias químicas que deixam resíduos na pele, podendo favorecer para o aparecimento das assaduras.

A alimentação pode influenciar nas assaduras por conta da diarréia. (Foto: divulgação)

Veja também como prevenir assaduras em bebês 

As assaduras podem ser provocadas por vários fatores diferentes. Os bebês necessitam de cuidados específicos com higiene para prevenção das assaduras. As mamães devem ficar atentas para os mitos que são criados em relação ao problema e intervir da melhor forma possível.

Top