Aspiradores de pó: conheça as diferenças entre os modelos

Hoje em dia, a dona de casa tem a disposição uma série de produtos capazes de auxiliá-la nas atividades domésticas. Este é o caso…

Por Paulo Lima em 13/12/2012

Hoje em dia, a dona de casa tem a disposição uma série de produtos capazes de auxiliá-la nas atividades domésticas. Este é o caso do aspirador de pó, disponível no mercado em diversos modelos que levam mais praticidade às consumidoras.

Em geral, o uso deste equipamento é recomendado para a limpeza de carpetes, laminados, pisos frios, estofados cortinas e colchões. Alguns modelos mais modernos também permitem a higienização de lugares de difícil acesso, já que eles contam com acessórios que facilitam a chegada aos cantinhos dos móveis.

Com o aspirador de pó, as donas de casa podem realizar as atividades domésticas com muito mais praticidade. (Foto: Divulgação).

Em suma, os aspiradores de pó apresentam um mesmo tipo de funcionamento. Eles possuem filtros para evitar que a sujeira volte para o ambiente ou se espalhe durante a limpeza, detalhe que os tornam muito mais eficientes do que as vassouras, por exemplo, que não contam com esse mecanismo, é claro.

A poeira que é “sugada” pelo aspirador fica armazenada no reservatório do aparelho. Quando ele fica cheio, então é só removê-lo e jogar a sujeira no lixo. No caso dos coletores de papel, eles devem ser descartados junto com o lixo. Nos modelos com saco de pano, isso não é necessário; basta lavá-lo e utilizá-lo novamente.

Confira também dicas de como escolher o aspirador de pó.

Diferença entre os modelos de aspiradores de pó

Os aspiradores de pó de mão são indicados para limpezas mais simples. (Foto: Divulgação).

Cada modelo de aspirador é desenvolvido para atender a uma necessidade específica. Abaixo, você pode se informar um pouco mais sobre a diferença entre eles.

Aspirador de mão – compacto, este tipo de aspirador é bastante recomendado para limpezas mais simples, como tirar os farelos de biscoito do sofá, o açúcar que caiu na mesa ou a areia do carro após um dia na praia. Como é movido a bateria, você pode leva-lo até o lugar da sujeira sem dificuldade.

Aspirador com rodinhas – como este modelo aspira superfícies variadas, ele deve ser usado para limpezas mais pesadas. Outra vantagem deste modelo são as rodinhas, que facilitam a movimentação e o transporte do aparelho durante a faxina.

Conheça alguns preços e modelos de aspirador de pó portátil.

Já o modelo de rodinha se destaca principalmente por ser mais fácil de levar. (Foto: Divulgação).

Aspirador “flex” – os novos modelos de aspirador de pó também são capazes de aspirar líquidos (por isso o nome “flex”). Sendo assim, eles prometem ser a solução dos problemas para quem vive derrubando o copo de refrigerante, quebrando vasos de planta, ou se envolvendo em qualquer episódio do tipo. Vale destacar que este tipo de aspirador é comercializado nas versões de mão e com rodinhas.

Lembrando que existem detalhes que também podem fazer a diferença durante a limpeza, tornando a faxina mais prática, como maior comprimento do cabo elétrico, acionamento por pedal etc. Pesquisa as opções disponíveis no mercado e faça sua escolha!

Top