As vantagens de ser uma pessoa tímida

As vantagens de ser uma pessoa tímida

Ainda que muitos falem das desvantagens de ser tímido, as características básicas dessas pessoas são excelentes indicadores para outras questões. […]

Por Redacao em 13/10/2011

Silêncio, medo ou vergonha de colocar a própria opinião em questão, dificuldade de relacionamento interpessoal, grande observação do que acontece ao seu redor. Essas são algumas características básicas do tímido, aquele sujeito que percebe o mundo e não exterioriza com facilidade o que pensa ou o que sente. Mesmo com tudo isso, existem muitas vantagens de ser uma pessoa tímida.

 

Uma vantagem de ser uma pessoa tímida é que ela é excelente ouvinte. Enquanto existem pessoas que falam pelos cotovelos e outras que não conseguem ouvi-las, por simplesmente não estarem a fim de participar daquele assunto ou por quaisquer outros motivos. O tímido escuta com toda atenção o que está sendo dito, ou pelo menos, se coloca de maneira que o interlocutor acredita estar sendo escutado.

Não ter a vida como um livro aberto também é uma vantagem de ser uma pessoa tímida. Por exemplo, os extrovertidos, geralmente, não conseguem segurar os sentimentos e acabam abrindo o jogo para todo mundo: se brigam com a esposa, com o chefe ou com o vizinho, ficam tão furiosos que precisam extravasar e acabam abrindo o verbo para qualquer um. Com o tímido, a história é bem diferente: ele guarda para si aquela situação e acaba sendo um mistério para as pessoas ao seu redor.

Por serem mais observadores do que faladores, geralmente os tímidos selecionam com mais cuidado as suas amizades e as pessoas com quem vão se relacionar. Frequentemente, os falastrões enfatizam sua atenção no colocar para fora o que pensam e o que sentem, e deixam a segundo plano a qualidade dos indivíduos com quem vão se relacionar. Já os tímidos, por não conseguirem se expressar, olham com mais carinho quem está ao seu redor e a partir disso é que decidem quem vai fazer parte do seu grupo de amigos.

Uma outra vantagem de ser uma pessoa tímida é o fato de não magoar tanta gente à toa. Ainda fazendo um paralelo aos extrovertidos, esses aqui revelam o que sentem e falam, muitas vezes, desenfreadamente, passando por cima de sentimentos do próximo e machucando as pessoas. Já os tímidos, com suas dificuldades de exteriorizar suas emoções, têm muito cuidado ao falar algo, se é que chegam a falar. Portanto, é uma grande vantagem ser caladinho em alguns momentos da vida.

Top