As vantagens de ocupar um cargo público

Élida Santos 27/12/2011 Empregos

Um cargo público é almejado por muitas pessoas principalmente pela estabilidade (Foto: Divulgação)

Todos os anos milhares de pessoas aguardam uma oportunidade de prestar concurso público, isso porque ter um cargo público representa muitos fatores positivos na carreira profissional de uma pessoa. A concorrência é grande e o empenho deve ser maior ainda para conquistar uma oportunidade de trabalho em um órgão público por meio de concurso. Por isso é necessário estudar bastante e não desanimar, caso haja reprovações.

Toda sacrifício é válido para ser aprovado em um concurso público, porque o funcionário público possui muitas vantagens, a começar pela estabilidade. Uma vez aprovado para trabalhar em um cargo de uma repartição pública, o funcionário não pode ser mandado embora pelos motivos habituais, como as companhias privadas fazem. Por exemplo, se a empresa estiver passando por uma crise muitas pessoas são demitidas por corte de gastos.

Estudar muito é necessário para ser aprovado no concurso (Foto: Divulgação)

Em outros casos, a demissão é motivada por uma relação interpessoal ruim com a chefia. Motivos para as empresas cortarem os funcionários de seu quadro não faltam. No caso do funcionário público, o afastamento do cargo pode acontecer por motivo de força maior, como uma denúncia de corrupção e desvio de conduta, mas estabilidade para quem trabalha corretamente está assegurada.

Outro fator muito positivo de ser concursado é com relação ao salário e os benefícios. Geralmente um funcionário público recebe um salário acima do valor médio da maior parte da população, o que é muito positivo. Além do salário atrativo, muitos funcionários públicos, mesmo depois de aposentados, continuam recebendo alguns benefícios, como por exemplo, a cesta de alimentos distribuída no período de Natal.

OK

O bom salário é outro atrativo do cargo público (Foto: Divulgação)

O plano de carreira é outro fator positivo de ser um funcionário público. As empresas privadas possuem planos para concorrer a cargos de maiores responsabilidades e salários, porém, o plano de carreira nem sempre é sólido como em órgãos públicos. Por isso, o concurso público é algo almejado por muitas pessoas, ainda mais em determinadas carreiras, como é o caso de delegados, juízes e profissionais da área da educação. Outra vantagem dos cargos públicos é que a aprovação das pessoas é realizada pela competência demonstrada na prova e não por indicação de amigos, familiares ou conhecidos influentes. Agora que você já sabe as vantagens é só se preparar para as avaliações.

Outros artigos

Arte marcial fofa

14/12/2011

Arte marcial fofa

Estamos acostumados a ver as artes marciais como forma de auto proteção e educação pessoal. Normalmente elas tendem a ter movimentos mais violentos, mas esta competi...