As utilidades da conta corrente

A conta corrente é destinada ao controle de operações monetárias e a transações comerciais. Além disso, ela possui outras funcionalidades, agregando serviços capazes de…

A conta corrente é destinada ao controle de operações monetárias e a transações comerciais. Além disso, ela possui outras funcionalidades, agregando serviços capazes de gerar algumas vantagens ao cliente.

A conta corrente é destinada ao controle de operações monetárias e a transações comerciais. (Foto: Divulgação).

Em geral, a conta corrente pode ser do tipo simples ou especial. No primeiro caso, o cliente não tem direito a limite e são cobradas apenas taxas de manutenção, de cartões de crédito, cestas de serviços etc. Já a conta corrente especial oferece limite e, portanto, cobra as taxas de juros incidentes sobre os serviços disponíveis na conta.

Veja também: Perguntas e respostas sobre conta poupança.

Ao usar o seu limite, por exemplo, além de pagar o valor emprestado, você também precisa quitar os juros. O mesmo acontece com quem paga apenas o valor rotativo do cartão de crédito, que é a parcela mínima da fatura. Por isso, é preciso ficar atento com este tipo de gasto para não perder o controle da situação e, assim, comprometer o seu orçamento.

Utilidades da conta corrente

Saques, consultas a saldo, extrato, e empréstimo são alguns dos serviços disponíveis aos usuários da conta corrente. (Foto: Divulgação).

A conta corrente pode ser usada para várias operações. Ela permite, por exemplo, o uso de cartões de crédito e débito, talões de cheque, além dos serviços habituais, como saque, consulta a saldo e extrato, depósitos, e muito mais.

Outra utilidade da conta corrente é a possibilidade de financiamento, disponível em várias modalidades e condições de pagamento. No caso do empréstimo consignado, por exemplo, o valor das parcelas é debitado automaticamente da conta, gerando mais praticidade para quitar a mensalidade.

Os serviços da conta corrente também incluem transferências, pagamentos e até recargas para celular. Lembrando que as condições de uso desses e outros itens variam de acordo com cada instituição. Por isso, procure o seu banco para saber quais as opções de pacotes ele oferece capazes de atender suas exigências.

Leia Também:  Magnatta, Leilão de Centavos

Saiba mais: Esclareça as principais dúvidas sobre os serviços bancários.

Como abrir conta corrente

Em geral, a abertura de conta corrente exige comprovação de renda. (Foto: Divulgação).

Em geral, para abrir uma conta corrente, você deve procurar o banco de sua preferência estando munido de identidade (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho), CPF (regularizado), comprovante de renda e comprovante de residência.

Lembrando que existem outras opções de conta corrente, como é o caso da conta universitária, que não exige comprovação de renda.

Top