As qualidades de uma pessoa empreendedora

No mundo cada vez mais competitivo em que vivemos, é preciso ter características especiais para nos destacarmos no mercado de trabalho. Entre elas, o…

Por Editorial MDT em 06/12/2011

No mundo cada vez mais competitivo em que vivemos, é preciso ter características especiais para nos destacarmos no mercado de trabalho. Entre elas, o empreendedorismo está em primeiro lugar, pois toda empresa pretende crescer e superar os seus concorrentes. Sendo assim, saiba quais são as qualidades de uma pessoa empreendedora.

Ser criativo é uma das qualidades principais da pessoa empreendedora. Ela deve ser criativa para criar saídas e novas estratégias para que a sua empresa vença todos os obstáculos e consiga se destacar entre todas as suas concorrentes.

Para tanto, ela precisa ter iniciativa e visão. Não adianta você ter ótimas ideias e não ter iniciativa para colocá-las em prática ou para expô-las aos seus chefes. Do mesmo modo, não há como ser criativo se você não tiver uma visão geral do mercado de consumo, do futuro e dos acontecimentos econômicos, sociais e políticos do mundo.

Então, você também precisará de uma pitada de coragem, porque somente as pessoas corajosas podem vencer. Sem essa qualidade, não há como você colocar os seus planos em prática. Portanto, não tenha medo de errar, pois é melhor ter errado que nunca ter tentado.

A firmeza e a determinação são qualidades semelhantes. No entanto, a pessoa firme tem certeza dos seus objetivos e, para tanto, usa da determinação para alcançá-los. Por isso, ser um bom empreendedor requer muita firmeza nas decisões e determinação para cumpri-las sem olhar para trás.

Para ser um empreendedor de sucesso, você precisará contar com um grande quadro de funcionários, pois você não conseguirá fazer nada sozinho. Portanto, ter atitude de respeito humano é outra qualidade de um empreendedor. Se você respeitar os seus subalternos, será respeitado por eles que, com certeza, cumprirão com mais afinco as suas determinações.

Por fim, o empreendedor deve ter a capacidade de organização e direção. Se você vai chefiar um grande grupo de empregados, precisará ser capaz de organizá-lo e dirigi-lo para que cada pessoa esteja em seu posto na hora em que você precisar. Para tanto, é necessário ter uma visão geral, porém detalhada da empresa como um todo para poder organizá-la e dirigi-la com responsabilidade e habilidade.

Com essas qualidades, você certamente será um grande empreendedor. Portanto, se você as tem, invista na sua carreira dentro da empresa, pois você só tem a crescer nela. No entanto, se ainda não as tem, aprimore os seus estudos e trabalhe com o seu caráter para se tornar um bom empreendedor e surpreender a sua chefia.

Top