As principais obras de Gabriel García Marquez

No último dia 17 de abril, faleceu o escritor colombiano Gabriel García Marquez, que estava com a saúde debilitada há algum tempo e lutava…

No último dia 17 de abril, faleceu o escritor colombiano Gabriel García Marquez, que estava com a saúde debilitada há algum tempo e lutava contra a reincidência de um câncer que atingia seus pulmões, gânglios e fígado. Nascido em 6 de março de 1927, o autor havia completado 87 anos de idade recentemente.

Gabriel García Marquez é considerado um dos maiores escritores do século XX (Foto: Divulgação)

Considerado um dos escritores mais importantes do século XX, Gabriel, que chegou a estudar Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não terminou a graduação, preferindo a carreira de jornalista, foi vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, pelo conjunto de sua obra.

Ele também ficou conhecido como um dos criadores da corrente literária intitulada “realismo mágico”, tendo iniciado no mundo da escrita na década de 1950, quando lançou sua primeira obra, “A Revoada (O enterro do Diabo)”. Mas o sucesso veio mesmo com o livro “Cem anos de solidão”, lançado em 1967, que já vendeu mais de 50 milhões de exemplares.

100 melhores livros de todos os tempos

Saiba quais são os livros de romance mais lidos

Cem anos de solidão encabeça a lista

Cem anos de solidão é a sua obra-prima (Foto: Divulgação)

No total, os livros de Gabriel García Marquez somam quase 30 títulos, com alguns deles recebendo mais destaques. Algumas das principais obras de Gabriel García Marquez são:

– Cem anos de solidão

Considerado um dos livros mais importantes da literatura em língua espanhola, ao lado de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, a história se passa na fictícia cidade de Macondo, acompanhando a saga da família Buendia, ao longo de gerações.

Continuar Lendo  Os 10 principais símbolos nerd

– Crônica de uma morte anunciada

Retrata a história de um homem prestes a ser assassinado e aponta as injustiças que podem se esconder atrás do desejo de vingança.

– O amor nos tempos do cólera

Narra a história de um triângulo amoroso que perdurou por mais de 50 anos. A obra ganhou uma versão para o cinema.

– Relato de um náufrago

Mostra o lado mais jornalístico de Marquez, que relata a história de um marinheiro que passou 10 dias à deriva em uma balsa, em 1955, no mar do Caribe.

– A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada

O livro é sobre uma avó que obriga a neta a se prostituir para recuperar as perdas sofridas por causa de um incêndio.

– O general em seu labirinto

Inspirado na vida de Simón Bolívar, que lutou para libertar a América Latina do domínio europeu.

– Memórias de minhas putas tristes

O último livro de “Gabo” traz uma reflexão sobre a velhice, a partir da história de um homem que, ao completar 90 anos de idade, se dá de presente uma noite de sexo com uma virgem.

Outros livros de Gabriel García Marquez

O amor nos tempos do cólera também figura entre as principais obras de Marquez (Foto: Divulgação)

Há diversos outros trabalhos de Gabriel García Marquez que não podem deixar de ser citados, como “Notícia de um sequestro”, “Viver para contar”, “Ninguém escreve ao coronel” e “Do amor e outros demônios”.

Vale a pena conhecer um pouco mais a respeito das obras do escritor, que havia se aposentado em 2009, devido à fragilidade da sua saúde.

Top