As principais histórias da Copa do Mundo

De quatro em quatro anos, o mundo se reúne para acompanhar a principal competição de futebol do planeta, cuja próxima edição está perto de…

De quatro em quatro anos, o mundo se reúne para acompanhar a principal competição de futebol do planeta, cuja próxima edição está perto de começar. Em ritmo de aquecimento para o torneio, vamos relembrar algumas das principais histórias da Copa do Mundo.

O drible de um cachorro no craque Garrincha, em 1962, foi um dos momentos mais hilários da história das Copas (Foto: Divulgação)

Realizado desde 1930, quando aconteceu a primeira edição da Copa do Mundo, o torneio deixou de ser disputado nos anos de 1942 e 1946, devido aos conflitos causados pela Segunda Guerra Mundial, voltando a ocorrer em 1950, justamente no Brasil.

Naquela época, a Copa do Mundo contava com 16 seleções participantes, seguindo assim até 1978. Já entre as copas de 1982 e 1994, 24 seleções disputaram o torneio em cada edição, enquanto de 2002 em diante, esse número passou a ser de 32 seleções.

Passagens aéreas para os jogos da Copa do Mundo 2014

Jogo 2014 FIFA World Cup Brazil: lançamento, novidades, trailer

As principais histórias da Copa do Mundo

O polêmico gol da Inglaterra, em 1966, é outro momento marcante da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

Entre as principais histórias da Copa do Mundo, não podemos deixar de citar:

– O gol marcado por Lucien Laurent, da Seleção Francesa, no Mundial de 1930, que entrou para a história como o primeiro gol da Copa do Mundo.

– A vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra na Copa de 1950, por 1 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte, que até hoje é considerada uma das maiores zebras da Copa do Mundo.

– O cachorro invadindo o campo durante o jogo Brasil x Inglaterra, na Copa de 1962, no Chile, que proporcionou uma das cenas mais hilárias da história do Mundial, ao driblar Garrincha, que tentava pegá-lo.

Continuar Lendo  Neymar é o jogador mais popular no Instagram

– O polêmico gol da Inglaterra, que contribuiu para dar à Seleção Inglesa o seu primeiro e único título mundial, na Copa de 1966. A bola chutada por Geoff Hurst bateu no travessão e caiu sobre a linha da meta, sem entrar, mas o juiz validou o gol.

– O fracasso da Seleção Brasileira de 1982, sempre lembrada como um dos melhores times de futebol da história, que foi eliminada na 2ª fase da Copa ao ser derrotada pela Itália, quando precisava apenas de um empate.

Outras curiosidades sobre a Copa

A convulsão de Ronaldo, em 1998, virou motivo para uma série de teorias da conspiração (Foto: Divulgação)

Há ainda várias outras curiosidades sobre a Copa, incluindo algumas teorias da conspiração, como:

– A suposta entrega de jogo do Peru em 1978, favorecendo a Argentina.

– A “água batizada” que os argentinos deram ao lateral Branco, na Copa de 1990.

– O doping de Maradona em 1994, que o craque argentino alega ter sido uma farsa, criada pela FIFA.

– A convulsão de Ronaldo na final de 1998, contestada por muitos e que serviu de base para uma teoria de que o título foi vendido.

– O favorecimento à Coreia do Sul em 2002, quando a equipe chegou à semifinal daquela Copa, tendo vários erros de arbitragem a seu favor.

Top