As principais festas juninas do Brasil 2014

PUBLICIDADE

Todo mês de junho é a mesma coisa. As pessoas se reúnem para festejar em volta da fogueira, vestindo roupa xadrez, ouvindo canções tradicionais e saboreando pratos e bebidas típicas do período, como canjica e quentão. Saiba mais sobre as principais festas juninas do Brasil 2014.

As festas juninas são originárias da Europa, sendo introduzidas no Brasil pelos portugueses (Foto: Divulgação)

Originárias da Europa, onde já são celebradas desde o século IV, as festas juninas foram trazidas ao nosso país pelos portugueses, durante o período colonial. Por aqui, elas ganharam novas características e tradições, que variam conforme a região.

Ao contrário do que muita gente pensa, o nome “junina” não é por causa do mês de junho e sim devido a uma homenagem a São João. Inicialmente, elas eram conhecidas como “festas joaninas”, mas com o tempo, ganharam a nomenclatura atual, lembrando que no mês também são comemorados os dias de Santo Antônio e São Pedro.

PUBLICIDADE

Dicas de roupas para festa junina

Comidas típicas para festa junina 2014

As principais festas juninas do Brasil 2014

Em Campina Grande, na Paraíba, a festa é conhecida como o "Maior São João do Mundo" (Foto: Divulgação)

Realizadas em todo o país, as festividades de junho ganham mais destaque em determinadas regiões. Algumas das principais festas juninas do Brasil são:

– Campina Grande

Também conhecida como o “Maior São João do Mundo”, a festa junina de Campina Grande, na Paraíba, costumam durar o mês inteiro, contando com várias atrações musicais, muitos pratos típicos, diversas quadrilhas e milhões de visitantes.

– Caruaru

PUBLICIDADE

Em Caruaru, no interior pernambucano, não é diferente. Além dos elementos da cultura local, há muito forró, competições de receitas típicas, brincadeiras e diversão que não acaba mais.

– Bahia

Salvador, Camaçari e Ilhéus são apenas algumas das cidades baianas onde as festas de São João arrastam multidões, envolvendo concursos de quadrilhas, atrações musicais e a culinária típica da região. Vale a pena conferir.

– São Luís

Com um charme diferente, as festas juninas em São Luís, capital do Maranhão, têm um toque do folclore local, com o Bumba Meu Boi. Turistas de todo o Brasil costumam ir até lá para conhecer o evento, se divertir e saborear os quitutes típicos da região.

– Aracaju

A capital sergipana se transforma em um grande polo festivo em junho, tornando-se uma festa de São João imperdível. São vários concursos de quadrilha e apresentações musicais de grandes artistas nacionais, principalmente tocando forró, ritmo que agita o período.

– Mossoró

No interior do Rio Grande do Norte, as festas juninas também são muito animadas, especialmente na cidade de Mossoró, que costuma oferecer dezenas de atrações para os turistas nesta época. Em 2014, a agitação começa a partir do dia 7 de junho, trazendo vários shows, festivais de quadrilha, feira de comidas típicas e artesanato e muito mais.

Fotos

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.