As principais dificuldades de morar sozinho

Fazer tudo que você bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém pode ser o grande sonho de quem quer morar sozinho. Porém,…

Por Editorial MDT em 17/02/2012

Uma das dificuldades em morar sozinho é o sentimento de solidão.

Fazer tudo que você bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém pode ser o grande sonho de quem quer morar sozinho. Porém, quando o plano se torna realidade, muita gente percebe que as vantagens de não dividir a casa vêm acompanhadas de uma série de responsabilidades, pois esta empreitada exige mais organização do que se imagina. Afinal de contas, cuidar de uma casa não é fácil.

Grande parte das pessoas que hoje decidem sair da casa dos pais ou de qualquer outro local onde dividam a residência, toma essa decisão em busca de maior liberdade. Isso ocorre principalmente no caso de pessoas que começaram a estudar ou trabalhar em uma nova cidade. Morar sozinho tem seu lado bom, porém nem tudo é um mar de rosas. É preciso ir ao supermercado, cozinhar, lavar e arrumar a casa entre outras tarefas.

Veja algumas das principais dificuldades em morar sozinho

Temos a impressão de que não é possível existir tanto trabalho para fazer todos os dias. Arrumar a cama, por exemplo, é uma tarefa que deve ser executada antes de sair para o trabalho. Dessa forma quando você chegar à noite, não haverá a necessidade de arrumá-la para deitar.

Também é fundamental um cuidado especial com o banheiro, que é um local com necessidade diária de limpeza em virtude da proliferação de bactérias e até mesmo como forma de prevenção de odores desagradáveis. Apesar de ser uma tarefa simples e consistir basicamente em lavar a pia, vaso sanitário e enxugar o chão do box e do banheiro, pode consumir um tempo considerável, especialmente para quem não tem prática no assunto.

Não é fácil organizar e montar um apartamento sozinho.

Outros serviços podem ser resolvidos mais facilmente. As roupas usadas devem ser recolhidas todos os dias e colocadas em um cesto reservado especialmente para isso, podendo ser lavadas e passadas uma vez por semana em casa ou na lavanderia. Assim você evita o caos de ter roupa espalhada por todos os cômodos.

Outra coisa que também combate a desorganização é o hábito de todas as noites, antes de se deitar, guardar a roupa que foi usada na véspera e ainda está limpa. É dessa forma que se consegue deixar tudo organizado e evitar que as peças fiquem amassadas por estarem penduradas ou espalhadas pelos cantos.

Existem algumas decisões que precisam ser tomadas para que a vida transcorra sem grandes problemas. Se a opção é comer fora, não haverá tanta necessidade de ir ao supermercado fazer as compras, mas ainda assim é preciso ter alguns itens básicos em casa, conforme o gosto de cada um. A ida ao supermercado não poderá ser evitada, pois os produtos de higiene e limpeza terão que ser comprados periodicamente, a menos que seja feita a contratação de alguém para isso.

No início é difícil manter uma organização.

O mais gostoso é manter a liberdade, cozinhar e administrar a despensa. No começo pode ser difícil, mas não é uma tarefa impossível. Sair da comodidade da casa dos pais é uma decisão importante.

Top