As principais competências que o mercado busca nos profissionais

O mercado de trabalho tem se revelado cada vez mais exigente com os brasileiros, exigindo principalmente qualificação, experiência e disciplina. Com tanta concorrência por…

Por Isabella Moretti em 25/11/2011

O mercado de trabalho tem se revelado cada vez mais exigente com os brasileiros, exigindo principalmente qualificação, experiência e disciplina. Com tanta concorrência por vagas de emprego, fica complicado assumir um diferencial entre os demais candidatos e ser contratado por uma empresa. Constantemente o mercado lança desafios e oferece chances para alavancar a carreira em diferentes áreas.

Para ganhar visibilidade no mercado, o trabalhador precisa aprimorar suas competências e desenvolver novas. Não dá para parar no tempo com as atividades da profissão e nem ficar preso às teorias, é necessário fazer acontecer através das atitudes tomadas dentro da equipe. As empresas buscam pessoas competentes no sentido de habilidades bem desenvolvidas e comprometimento com as funções.

Confira a seleção das competências mais buscadas pelo mercado:

1. Agir com responsabilidade: um bom profissional precisa estar ciente das suas responsabilidades e se preocupar com o cumprimento do trabalho. Cumprir os prazos e as metas designadas costuma ser uma forma de se destacar na empresa e demonstra o quão responsável o funcionário é.

2. Relacionar-se com as pessoas: dificilmente um profissional vai conseguir crescer na carreira se ele não tiver o jogo de cintura para lidar com os companheiros de trabalho. Agir com impessoalidade é um fator muito importante no dia-a-dia dentro da empresa, sem criar intrigas ou desmerecer as cobranças dos superiores.

3. Ouvir mais do que falar: um bom funcionário é também um bom ouvinte. Esse tipo de comportamento evita conflitos e ajuda a identificar possíveis erros que atrapalham a realização das tarefas. Falar mais do que deveria já resultou em demissão para muitas pessoas.

4. Jamais perder o foco: profissionais focados possuem maiores chances de ser bem sucedidos no mercado de trabalho. Cada situação precisa ser avaliada com cuidado sem deixar de lado as metas estabelecidas no plano de ação.

5. Disciplina no cumprimento das funções: o funcionário deve ter o controle das suas tarefas e cumprir aquilo que está designado para o seu cargo. Ter autonomia e procurar desenvolver o trabalho da melhor forma possível também são pontos fortes de um profissional disciplinado.

6. Desenvolvimento e inovação: é necessário aprimorar as principais inteligências para não ser superado por outros profissionais no mercado de trabalho. Além disso, o indivíduo precisa assumir em muitas situações a postura de liderança e driblar as dificuldades. A buscar por novos cursos para se atualizar pode ser uma excelente forma de inovação.

Top